CONSIDERAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SUAS PRÁTICAS
Palavras-chave:
Educação, Formação docente, TecnologiaResumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma turma do curso de formação continuada Docência com Tecnologias (DCT), ofertado na modalidade curso de extensão em uma Universidade Federal do estado de São Paulo, de agosto a dezembro de 2023, cujo público predominante foram docentes de ensino fundamental e médio da rede pública (75%), embora também estivesse disponível para o público interno da Universidade. O DCT é um curso EaD tutoriado e tem como objetivos contribuir para a formação continuada de docentes e pessoas interessadas em elaborar cursos virtuais e/ou conhecer e aplicar metodologias e tecnologias educacionais em cursos virtuais, presenciais ou híbridos. O curso é composto por 18 oficinas divididas em 3 módulos, foi oferecido no ambiente Moodle 4.1, onde para sua elaboração foram utilizados recursos do próprio ambiente como questionários, fóruns e recursos de gamificação, além de vídeos produzidos pelos próprios professores. Pretende-se com este trabalho, identificar e desenvolver práticas mais eficientes na elaboração e condução de cursos de formação docente com tecnologias, em especial para o público majoritário aqui descrito. Metodologicamente a pesquisa tem um cunho exploratório e descritivo. Baseando-se nas respostas analisadas desta primeira oferta do curso e nos apontamentos dos alunos, dos pontos de vista tecnológico e pedagógico, foi possível identificar aspectos positivos, alguns pontos que são passíveis de melhoria, além de outras dificuldades relatadas pelos alunos. Dos resultados preliminares, destacamos a alta evasão do curso, em torno de 75% (25/103), cujos motivos serão pontos de análise futura e fazem parte dos objetivos deste trabalho. Quanto à comunicação, 80% dos estudantes indicaram que foi suficiente com professores e tutores porém não entre colegas de curso, o que traz a questão: estaria fazendo mais falta aos cursistas uma orientação técnica ou um diálogo conceitual? Sobre as dificuldades durante o curso, estudantes relataram problemas referentes à estrutura e disposição dos elementos (recursos e atividades) dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o que pode indicar falha na montagem e apresentação do material, embora o curso tenha sido elaborado em conformidade com as melhores práticas conhecidas sobre o tema. Ao serem questionados sobre o que gostariam de ter aprendido no curso além do que foi abordado, foi identificada uma maior demanda de temas pedagógicos, indicando que para o grupo participante as demandas por formação pedagógica prevalecem em detrimento de uma formação técnica. Alguns exemplos dessas demandas foram “aprender técnicas de avaliação originais”, “abordagem da prática docente, ferramentas educacionais e didática”, “como tornar atividades em EaD mais dinâmicas e interessantes”, “ministrar aulas na prática”, dentre outras. Em relação ao tempo dedicado ao curso e composição modular, foi identificado que mais de 85% dos respondentes consideraram que o tempo de 4h a 8h semanais é suficiente para os módulos propostos. Nesse sentido, um aspecto se apresenta: o tempo dedicado foi concentrado em semanas específicas ou houve uma diluição de horas ao longo do curso, representando um acompanhamento contínuo ou concentrado das atividades e estudos? Esta pergunta poderá ser respondida utilizando-se de análise dos logs do curso, permitindo concluir se este aspecto pode impactar na maior realização dos módulos no início do curso e menor realização ao final, além de revisar a duração de cada módulo. Este relato de experiência, em sua composição de informações referentes às percepções dos cursistas, nos orienta para aspectos necessários à construção de percursos de formação continuada que não se restrinjam à instrumentalização técnica dos partícipes, e também revela que se faz pertinente uma formação pedagógica que promova uma mediação entre os recursos e artefatos tecnológicos e suas proposições formativas, aspecto este que também pretende-se ser verificado ao longo da pesquisa.