COMPETÊNCIA DIGITAL DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Rita de Cássia de Souza Paula Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Ariadne Chloe Mary Furnival Universidade Federal de São Carlos Autor

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, TDIC, Competência digital docente, DigCompEdu, Bases de dados

Resumo

Nos últimos anos, a expansão e o progresso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm contribuído para diversas e profundas modificações na sociedade, como a forma de trabalhar, as relações entre as pessoas e principalmente na área educacional, onde as TDIC podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem. No Brasil, o documento norteador da educação básica é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que são apresentadas competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo de sua trajetória educacional. Em especial, a competência geral número cinco está relacionada ao exercício de buscar o entendimento sobre a utilização e criação das TDIC, de modo que o estudante possa fazer o uso dessas tecnologias de forma autônoma e crítica. As TDIC podem integrar as práticas docentes, promover aprendizagens significativas, despertar interesse e participação dos estudantes e proporcionar que as atividades didáticas sejam dinâmicas e motivadoras. Essas contribuições das TDIC são muito significativas, mas requerem dos usuários destas tecnologias terem um conjunto de competências para poderem utilizá-las. No âmbito educacional, em relação aos professores é denominado de Competência Digital Docente. O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu) descreve o desenvolvimento de competência digital dos professores na Europa, em que objetiva auxiliá-los a avaliar e desenvolver sua competência digital. A princípio, o quadro – publicado em 2017 pelo Joint Research Centre da Comissão Europeia – se originou no contexto educacional da Europa, mas como é acessível online, fica livre para ser implementado em diversas partes do mundo. Dessa maneira, este trabalho possui como objetivo encontrar trabalhos sobre competência digital docente no ensino fundamental. Os trabalhos encontrados serão posteriormente revisados e analisados. Nesta etapa da pesquisa, a metodologia empregada focou na elaboração de expressões de busca subsequentemente usadas nas bases de dados internacionais Scopus e Web of Science, que têm indexado trabalhos sobre a temática em pauta. Na base Scopus, realizou-se a busca no campo título, resumo e palavras-chave, utilizando-se a expressão de busca: (“digital competence” OR “digital skills” OR “digital literacy”) AND (teacher OR educator) AND DigCompEdu AND NOT (“Higher Education” OR university OR graduation OR college); isto é, os termos considerados sinônimos foram agrupados com o operador booleano OR. Na base Web of Science, aplicou-se a mesma expressão utilizada na Scopus, em busca avançada, empregando a sintaxe exigida pela base, sendo: TS = ((digital competence OR digital skills OR digital literacy) AND (teacher OR educator) AND (DigCompEdu) NOT (Higher Education OR university OR graduation OR college)). Os principais resultados encontrados nas bases foram: na base Scopus 59 trabalhos, posteriormente foram aplicados filtros por área de conhecimento: Ciências Sociais, Artes e Humanidades, Multidisciplinar; e idiomas: inglês, espanhol e português, resultando-se em 44 trabalhos. Na base Web of Science, foram recuperados inicialmente 46 trabalhos; em seguida, esses resultados foram refinados por áreas de pesquisa: Educação Pesquisa Educacional, Ciência Tecnologia, Artes Humanas e Ciências Sociais; além dos idiomas: inglês, espanhol e português, resultando em 38 publicações. Tendo em vista o objetivo do trabalho, espera-se que essa pesquisa possa contribuir com estudos sobre competências digitais de docentes, possibilitando uma visão ampla sobre os principais pesquisadores, países e palavras-chave mais utilizadas sobre a temática, além de contribuir para pesquisas futuras.

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Publicado

2024-05-18

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

PAULA, Rita de Cássia de Souza; FURNIVAL, Ariadne Chloe Mary. COMPETÊNCIA DIGITAL DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2672.. Acesso em: 9 out. 2024.