ABORDAGEM INVERTIDA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA CONVENCIONAL

Autores

  • Patrícia Kelly Campos Mello Universidade Federal de Lavras Autor
  • Braian Veloso Universidade Federal de Lavras Autor

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida, Educação Matemática, Aprendizagem Ativa

Resumo

A Sala de Aula Invertida - ou Flipped Classroom, em inglês - propõe a inversão do ambiente tradicional, com conteúdos frequentemente abordados fora da sala de aula e atividades ativas realizadas durante os encontros presenciais. Geralmente, estudos passivos como a leitura de textos e o acesso a videoaulas são realizados fora do horário de aula, enquanto atividades como resolução de problemas, debates e trabalhos em grupo são conduzidas durante as aulas presenciais. Esta pesquisa aborda a influência da metodologia da Sala de Aula Invertida na aprendizagem da Matemática, considerando as mudanças educacionais do século XXI. Busca-se compreender o impacto dessa metodologia no desempenho acadêmico dos alunos em Matemática, especialmente no contexto dos anos finais do ensino fundamental. Pesquisas sobre metodologias ativas têm destacado a necessidade de adaptação às diversidades educacionais e ao perfil dos estudantes do século XXI, buscando estratégias inovadoras para envolvê-los ativamente, especialmente em disciplinas desafiadoras como a Matemática. Nessa perspectiva, a hipótese deste estudo é que a Sala de Aula Invertida promoverá um ambiente mais envolvente e interativo, melhorando a compreensão e aplicação dos conceitos matemáticos. O objetivo principal desta pesquisa é investigar a eficácia da Sala de Aula Invertida no ensino de Matemática como meio de promover a aprendizagem ativa, o envolvimento e uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos entre os alunos dos anos finais do ensino fundamental. O estudo está sendo desenvolvido como dissertação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Lavras, na modalidade de mestrado profissional. A pesquisa está sendo conduzida sob uma abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos incluem visitas in loco, diário de campo e entrevistas semiestruturadas. A coleta de dados envolverá observação direta dos processos de ensino-aprendizagem conduzidos por professores de matemática em uma escola municipal do Sul de Minas Gerais, seguida pela implementação da Sala de Aula Invertida em algumas aulas selecionadas. Após a elaboração e aplicação das sequências didáticas envolvendo a metodologia ativa, serão realizadas entrevistas semiestruturadas para avaliar os resultados. A análise dos dados qualitativos será realizada utilizando a análise de conteúdo de Bardin. Como parte dos resultados da pesquisa, será proposto um produto educacional em forma de material didático, visando contribuir para a formação continuada dos docentes em relação à implementação da Sala de Aula Invertida na educação matemática. Este estudo visa contribuir para as discussões sobre o uso de metodologias ativas na educação matemática, destacando a importância de práticas baseadas em evidências. Busca-se promover a inovação educacional e a aprendizagem ativa, afastando-se de uma abordagem tecnicista e adotando práticas educacionais mais engajadoras no contexto escolar.

Downloads

Publicado

2024-05-18

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

MELLO, Patrícia Kelly Campos; VELOSO , Braian. ABORDAGEM INVERTIDA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA CONVENCIONAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2671.. Acesso em: 9 out. 2024.