A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA EM ALAGOAS: UMA VISÃO EXPERIENCIAL DA UTILIZAÇÃO DAS TDIC NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
Palavras-chave:
Educação Física, Ensino Superior à Distância, Experiência Educacional, Políticas de ExpansãoResumo
A implementação do Curso de Educação Física Licenciatura, na modalidade a distância (EaD) na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), é um fenômeno que busca atender as demandas formativas desta área do conhecimento, além de desenvolver possíveis soluções para a realidade do sistema educacional brasileiro. Também se busca aprimorar a qualificação profissional em diferentes regiões do país. A problemática central deste estudo reside na necessidade de uma análise experiencial do processo de expansão e utilização das Tecnologias Digitais (TD), referente ao primeiro ano do curso de Educação Física (EF) Licenciatura em diferentes cidades de blind review. O objetivo do presente estudo procura proporcionar uma visão experiencial das políticas de expansão do ensino superior e a utilização das TD, mais precisamente no estado de Alagoas, por meio da implementação do curso de Educação Física Licenciatura no CED/UNCISAL. A pesquisa é pertinente ao explorar a implementação do curso sob uma ótica da pesquisa experiencial, destacando a interação dinâmica entre as políticas de expansão e as práticas educacionais utilizando TD. A compreensão dessas experiências é relevante e atual para aprimorar estratégias de ensino em diferentes contextos. O embasamento teórico deste estudo baseia-se na perspectiva experiencial da educação a distância, considerando a interação entre políticas de expansão, práticas docentes e aprendizado do aluno. O autor Kolb (1984) fornece modelos teóricos relevantes para analisar a dinâmica experiencial na perspectiva do ensino superior à distância. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa experiencial docente. A observação participativa foi incorporada, enquanto estratégia de coleta/produção de dados, para capturar as experiências vividas no processo de implementação do curso de EF, seguindo os modelos apresentados por Kolb (1984) e buscando entender durante as disciplinas os avanços e limitações na realidade dos estudantes envolvidos em um curso pioneiro no estado. Como procedimento de análise, seguem-se os pressupostos indicados pelo autor, descortinando experiências concretas e como estas experiências traduzem elementos significativos e significantes na expansão e consolidação da EaD pública e de qualidade. Estão em processo de análise as TD utilizadas durante o processo de implementação do curso na visão do docente com a utilização do Moodle nas disciplinas de Educação e Diversidade (1º Semestre em 2023.1) e em Teoria e Prática do Lazer e Educação Ambiental (2º Semestre 2023.2). Espera-se que este estudo forneça uma compreensão das políticas de expansão do ensino superior à distância no contexto da Educação Física Licenciatura no Nordeste brasileiro, destacando possibilidades a serem trilhadas por docentes e estudantes com a utilização das TD, fornecendo assim um caminho para o estabelecimento de outros cursos nas diferentes regiões do país.