PEAR DECK NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES DE ESTUDO NO CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS
Palavras-chave:
Pear Deck, Ensino e Aprendizagem, Ferramentas DigitaisResumo
A pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do uso da ferramenta digital Pear Deck no curso Técnico em Transações Imobiliárias, na modalidade on-line, do Grupo de Estudo de Educação a Distância do Centro Paula Souza. Durante o período de desenvolvimento das atividades, os alunos foram mediados pelos professores, que ofereceram todo o suporte quanto ao uso da ferramenta e possíveis dúvidas em relação ao conteúdo envolvido. A atividade proposta abordou os diversos processos construtivos existentes e possibilitou ao estudante identificar a qualidade do produto em negociação, bem como seus problemas. A partir do estudo sobre os tipos de fundações, os alunos foram levados a refletir sobre a escolha da fundação mais adequada para a edificação a ser construída, levando em consideração itens como a geologia do solo, sondagem, cálculo das cargas e recalques, equipamentos e mão-de-obra disponíveis, e custo de execução. Como parte desse estudo, os alunos participaram de uma atividade utilizando a ferramenta Pear Deck para que pudessem ter momentos de interação com o material em estudo num ambiente de aprendizado mais dinâmico e centrado no estudante, a fim de despertar a curiosidade e desafiar a intuição em vez de apenas entregar fatos, permitindo que os alunos se tornem automotivados e ativos (Javed & Odhabi, 2018). Para Schuartz e Sarmento (2020), ainda que persistam limites em relação à apropriação e ao uso de tecnologias por parte dos professores, essas devem ser vistas como recursos que podem enriquecer o aprendizado, potencializar os processos reflexivos, contribuindo assim para a (re)elaboração de novos saberes. Considerando seus recursos e possibilidades, cabe aos docentes apropriarem-se das tecnologias digitais e colocá-las, não somente como suporte para expressões da realidade cotidiana, mas também para a busca e sistematização de informações (Moran & Mattar, 2023). Para Santos et al. (2022), as interfaces digitais são dispositivos que lidam com linguagens permitindo a arquitetura de diferentes novos processos de ensino e aprendizagem, assim, entendem que currículos on-line devem ser processos a serem desenvolvidos pela comunidade que deve ser autora de novas arquiteturas. A atividade realizada para o estudo dessa pesquisa envolveu 65 alunos, dos quais 44 responderam ao questionário que foi disponibilizado para os estudantes por meio da própria ferramenta, ao final do desenvolvimento da atividade de testagem. Quando questionados sobre os entraves com o uso da ferramenta, 90,09% relataram não ter dificuldades com o Pear Deck, demonstrando uma recepção positiva devido à sua praticidade e facilidade de uso. Além disso, 88,6% expressaram interesse em utilizar outras ferramentas digitais semelhantes. Além dos benefícios específicos do Pear Deck, a pesquisa também ressaltou a importância das metodologias ativas na educação. Essas abordagens colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo a participação ativa, a colaboração e o pensamento crítico. Os procedimentos metodológicos adotados incluíram a mediação ativa dos professores durante as atividades, fornecendo suporte no uso da ferramenta e esclarecendo dúvidas relacionadas ao conteúdo. Em síntese, os resultados da pesquisa indicaram que a ferramenta foi bem recebida pelos alunos do curso Técnico em Transações Imobiliárias e mostrou-se promissora para aprimorar a experiência de aprendizagem e o engajamento dos estudantes no ambiente de ensino a distância. Assim, visando ampliar as possibilidades de oferta da ferramenta Pear Deck para todos os módulos do curso, estamos dando continuidade à jornada de exploração e implementação dessa ferramenta, visando sempre aprimorar a qualidade da educação oferecida aos nossos alunos.