PAINEL PARA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MOOCS

Autores

  • Juliana Cristina dos Santos de Andrade Instituto Federal do Espírito Santo Autor
  • Márcia Gonçalves de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo Autor
  • Vanessa Battestin Instituto Federal do Espírito Santo Autor

Palavras-chave:

Aprendizagem autorregulada, MOOC, Painel, Online, Moodle

Resumo

Os MOOCs (Massive Open Online Courses) são ambientes caracterizados por sua natureza massiva e aberta, atraindo uma diversidade de alunos com diferentes ritmos de aprendizado e níveis de engajamento, conforme suas origens e motivações. Nesse contexto, os estudantes são desafiados a assumir a responsabilidade por sua própria jornada de aprendizado, com pouca ou nenhuma tutoria, o que demanda habilidades de autorregulação. Essas habilidades são mais relevantes em contextos online do que em ambientes tradicionais, visto que os ambientes online são caracterizados pela escassez ou falta de orientação do tutor durante o curso e pela flexibilidade de horários ao longo do tempo. As tecnologias de informação e comunicação estão sendo utilizadas para dar suporte à autorregulação por meio de software que ajudam o aluno a se concentrar na tarefa e seus objetivos, fornecendo cenários para alcançá-los. Diante do exposto, esta pesquisa de doutorado propõe-se a investigar e desenvolver possibilidades para estimular o comportamento autorregulatório de estudantes de MOOC da plataforma de cursos abertos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A hipótese desta pesquisa é que a utilização de um painel de análise de aprendizagem pode ajudar os alunos a refletir sobre sua aprendizagem e progresso de forma individual, além de melhorar seu autoconhecimento, fornecendo avaliações de sua aprendizagem e histórico. Utilizando painéis, os alunos podem monitorar seus padrões de aprendizagem visualizando informações quantificadas e consultar essas informações à medida que modificam seus planos de estudo e comportamentos relacionados à aprendizagem. Esses painéis podem motivar os alunos, ajudá-los a melhorar a capacidade de aprendizagem autorregulada e orientá-los para alcançar seus objetivos de aprendizagem. Este estudo é de natureza aplicada, de métodos mistos e objetivo prescritivo, pois visa propor soluções e métodos para resolver determinado problema ou projetar um novo artefato. Pode auxiliar na redução da lacuna existente entre a teoria e a prática, gerando um conhecimento que pode ser utilizado também em outras situações por meio da generalização. Quanto aos procedimentos, utilizará a Design Science Research, buscando entender o problema, construir e avaliar o artefato a ser desenvolvido. Constitui-se em um processo rigoroso de projetar artefatos para resolver problemas, avaliar o que foi projetado ou o que está funcionando, e comunicar os resultados obtidos. A inovação neste projeto de doutorado começa com a investigação de indicadores de análise de aprendizagem e metodologias de apresentação da informação para influenciar o comportamento autorregulatório. Após esta investigação, será desenvolvido um produto educacional para ser utilizado na plataforma de cursos abertos do IFES. Este trabalho possui o diferencial de desenvolver um produto para um problema real, e na literatura nacional não encontramos trabalhos que aliem a investigação de indicadores e metodologias de apresentação da informação com o desenvolvimento de um produto que de fato será aplicado e utilizado.

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Publicado

2024-05-18

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

ANDRADE, Juliana Cristina dos Santos; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves; BATTESTIN, Vanessa. PAINEL PARA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MOOCS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2667.. Acesso em: 9 out. 2024.