O GÊNERO DIGITAL VÍDEO COMO CAMINHO VIÁVEL PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES LINGUÍSTICOS
Palavras-chave:
Vídeo, Tecnologias digitais, Aprendizagem significativa, Conhecimento linguísticoResumo
Este trabalho de pesquisa, ainda em andamento, tem como objetivo estudar a utilização do gênero digital vídeo como suporte para os processos de aquisição, aprimoramento e instrumentalização de conhecimentos linguísticos provenientes de aulas de língua portuguesa ministradas para o oitavo ano do ensino fundamental II. Nesse estudo, foi estimulada e colocada em foco a conscientização dos alunos sobre sua própria aprendizagem no processo de construção de conhecimentos linguísticos. A discussão empreendida alcança também questões relativas à situação pouco proveitosa que encontramos hoje nas escolas no que diz respeito tanto à aprendizagem quanto ao ensino da língua nas salas de aula, abordando aspectos sobre como é realizada a condução do trabalho didático/pedagógico implementado nesse processo. Outro ponto abordado na pesquisa é o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) nos processos educativos. A realidade contemporânea sinaliza de maneira clara e crescente a necessidade de integrar de forma mais efetiva essas tecnologias ao trabalho pedagógico nas escolas, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, o estudo defende a ideia de que a práxis pedagógica deve ser, hoje, constantemente permeada pelo uso das TDICs, no sentido de buscar um melhor ajuste do trabalho pedagógico e oportunizar aos alunos a construção de conhecimentos mais condizentes com uma realidade social marcada pelo determinismo tecnológico. A fundamentação teórica deste estudo, com levantamento bibliográfico ainda em curso, tem como base a proposta de uma relação dialógica entre a teoria da aprendizagem significativa, com foco em Ausubel (2000), aspectos relativos à cognição e metacognição, observados na abordagem de Portilho (2011), e o determinismo tecnológico gradativamente estabelecido na esfera social, discutido por Cupani (2017). Ao longo da pesquisa, são encontradas contribuições importantes para a discussão de autores como Dewey (2023), Moran (2000), Neves (1991; 1997; 2000), Sousa (2019), Rojo (2013) e Moreira (2011), entre outros. Quanto à metodologia, foi adotada a pesquisa qualitativa, concretizada na realização de um trabalho empírico com dois grupos de alunos (turmas diferentes) do oitavo ano do ensino fundamental II. A análise de dados permitiu a comparação entre a qualidade e efetividade da aprendizagem a partir de abordagens diferentes para os grupos: uma tradicional e outra envolvendo a produção de vídeos nas propostas didáticas, utilizando os mesmos conteúdos (um referente à gramática e outro ao projeto de leitura) ministrados em aula. As expectativas sobre os resultados da pesquisa situam-se na constatação de possíveis melhorias no desempenho dos alunos no que se refere ao desenvolvimento de suas habilidades e competências linguísticas e comunicativas.