A PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS EM UMA PERSPECTIVA DE PROJETOS STEAM: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NUM PROJETO EMPREENDEDOR
Palavras-chave:
Educação STEAM, Tecnologias, Projetos, Química e Cosméticos.Resumo
O presente estudo constitui-se como um recorte do projeto de pesquisa: “Educação Ambiental, Sustentabilidade, Robótica e Cultura Maker no contexto interdisciplinar”, em desenvolvimento desde fevereiro de 2023, com o apoio da Chamada do Programa de Pesquisa em Educação Básica – PROEDUCA – FAPESP/SEDUC e Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP/BRASIL). Trata-se de uma vivência que propiciou a extensão das atividades realizadas com a pós-graduanda aplicando a Trilha Formativa: PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS NUMA PERSPECTIVA DE PROJETOS STEAM, para estudantes do ensino médio de uma escola em Embu das Artes - SP, Brasil. O desenvolvimento dessa Trilha teve como intenção: aplicar o uso de Robótica, Cultura Maker e Sustentabilidade no currículo de Ciências; contribuir para a formação de estudantes protagonistas nos processos de aprendizagem; oportunizar a discussão de conceitos de sustentabilidade; ressaltar a importância de se promover o aproveitamento de sucata; discutir os conceitos básicos de descartes de líquidos; apresentar conceitos de reciclagem e incentivar o trabalho em equipe. O público-alvo eram estudantes do Ensino Médio, com faixa etária entre 14 e 18 anos. Os materiais utilizados foram: ervas coletadas na Escola, óleo usado, corantes naturais, porções de descartes da aula de Química, fogão elétrico, resina, essências, sal grosso, potes de vidro doados de diferentes tamanhos, rolhas, papel kraft e sisal. Para os testes de condutividade elétrica/eletrônica foram utilizadas sucatas de material eletrônico, como: cabos, pilhas, interruptores, resistores, LEDs e material de soldagem. O trabalho iniciou-se com a contextualização do tema por meio de slides e discussão sobre a construção de produtos cosméticos com base em ervas e resíduos de líquidos. A docente realizou uma discussão sobre Química Orgânica de forma que os discentes pudessem refletir sobre “Como diferenciar os produtos que utilizamos no dia a dia?”. Após esse questionamento, teve início a confecção de uma estrutura com béqueres, erlenmeyers, um circuito elétrico e diferentes combinações de produtos químicos (álcool, vinagre, leite de magnésia, soda, cloro, água com sal, água com açúcar, água com essência, água com óleo). Os alunos foram orientados a distribuir as tarefas entre os participantes dentro de cada grupo, realizar anotações em uma tabela e gravar vídeos explicando cada teste realizado. Os resultados foram alcançados a contento, uma vez que todos os grupos conseguiram confeccionar os testes e observar o contexto elétrico, a densidade, o cheiro e a textura de cada combinação. Ou seja, seus testes levaram a excelentes combinações e à produção de velas, sabonetes e sais de excelente qualidade estrutural e química. Os alunos conseguiram ser motivados e, aos poucos, realizaram as atividades de forma independente, inclusive oferecendo apoio aos outros grupos que estavam com dificuldades para realizar algumas tarefas. Também compreenderam a necessidade de entender diferentes parâmetros para a confecção de um produto, percebendo que podem utilizar diversos tipos de materiais, como sucata eletrônica, para a construção de pequenos dispositivos eletrônicos. Concluiu-se que o desenvolvimento de projetos numa abordagem STEAM pode promover o interesse, o engajamento e a motivação dos alunos nas atividades em sala de aula. Percebeu-se que alguns alunos se mostraram motivados oferecendo ajuda aos outros colegas. Evidenciou-se que o trabalho envolvendo diferentes áreas do conhecimento, como ciências, tecnologia, engenharia, artes, matemática, entre outras, torna a aprendizagem mais significativa para os alunos, favorecendo a interdisciplinaridade.