A EVASÃO DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E DILEMAS

Autores

  • Fernandina Fernandes de Lima Medeiros Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Claudinei Zagui Pareschi Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos Autor

Palavras-chave:

Evasão, EaD, Estudantes, TDIC, Interação

Resumo

A Educação a Distância (EaD) no Brasil tem se expandido nos últimos anos devido ao avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que tornaram o aprendizado mais acessível e flexível graças às ferramentas de comunicação e interação existentes nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Todavia, gestores da EaD e docentes enfrentam o desafio de manter os estudantes engajados em cursos com atividades significativas e desafiadoras, a fim de evitar a evasão e atender às necessidades dos alunos. Segundo Favero (2006), a evasão ocorre quando o estudante abandona a intenção de concluir o curso, incluindo aqueles que apenas realizaram a matrícula, mas nunca participaram ao longo do processo. Neste ensaio, consideramos a evasão como referente aos estudantes que começaram o curso, mas não o finalizaram, abordando a perspectiva institucional que trata da desistência do curso e, consequentemente, da evasão da Instituição Pública de Ensino Superior à qual se matricularam. A relevância dessa temática reside na exposição dos motivos que levaram os alunos a evadirem. O estudo pretende esclarecer alguns mitos que rodeiam o tema da evasão no ensino superior, com foco nas Instituições Públicas. Espera-se que os resultados contribuam com informações para fins gerenciais de combate à evasão. Para isso, serão analisadas neste ensaio bibliográfico obras de autores como Branco et al. (2020), Almeida et al. (2013), Oliveira e Bittencourt (2020), Tori (2022), Mattar (2017), Valente e Moran (2011), entre outros, em busca de evidências para justificar, analisar e discutir a literatura sobre o tema e contribuir para sua compreensão. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo investigar as principais causas da evasão dos estudantes nos cursos a distância em Instituições Públicas de Ensino Superior no Brasil, seus desafios e dilemas, e refletir sobre possíveis alternativas para minimizar este problema. A metodologia do ensaio bibliográfico se fundamentará na análise crítica de artigos de autores renomados, explorando bases de dados confiáveis, como Scielo e Periódico Capes. A seleção criteriosa das fontes priorizará estudos relevantes, atuais e de qualidade. A análise crítica das fontes exigirá leitura atenta, identificação de argumentos e conclusões, extração de dados relevantes, além da organização lógica e coerente das informações. A partir da síntese das informações, o estudo desenvolverá argumentos, identificará lacunas de conhecimento e sugerirá pesquisas futuras. O resultado final será um ensaio completo e bem estruturado, apresentando uma análise crítica e fundamentada da literatura sobre o tema, contribuindo para a compreensão e desenvolvimento do assunto.

Downloads

Publicado

2024-05-18

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

MEDEIROS, Fernandina Fernandes de Lima; PARESCHI, Claudinei Zagui; MILL , Daniel. A EVASÃO DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E DILEMAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2664.. Acesso em: 9 out. 2024.