A CONSTRUÇÃO DE TERRÁRIOS EM UMA PERSPECTIVA DE PROJETOS STEAM: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
Palavras-chave:
Educação STEAM, Tecnologias, Projetos, Educação Profissional , TecnológicaResumo
O presente estudo constitui-se como um recorte do projeto de pesquisa "A Robótica Criativa e Sustentável no Desenvolvimento de uma Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio: Potencializando Projetos em uma Abordagem STEAM", em desenvolvimento desde fevereiro de 2023, com o apoio da Chamada do Programa de Pesquisa em Educação Básica – PROEDUCA – FAPESP/SEDUC e Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP/BRASIL). O principal objetivo é apresentar uma experiência vinculada às atividades das disciplinas Educação a Distância na Era Digital: Fundamentos, Tecnologias e Práticas Online (PROGEPE-Uninove) e Cultura, Educação e e-Learning (PPGE-Uninove), ofertadas no segundo semestre de 2023, aos mestrandos e doutorandos participantes do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital (GRUPETeC/CNPq). Trata-se de uma vivência que propiciou a extensão das atividades realizadas com os pós-graduandos para uma escola técnica. No mês de outubro de 2023, esse grupo de formadores replicou a Trilha Formativa: CONSTRUÇÃO DE TERRÁRIOS EM UMA PERSPECTIVA DE PROJETOS STEAM, para estudantes do ensino médio integrado ao técnico, vinculados a cursos ofertados por uma escola técnica situada na zona norte do município de São Paulo, Brasil. O desenvolvimento dessa Trilha teve a intenção de motivar os estudantes a participarem ativamente nos processos de aprendizagem, oportunizar a discussão de conceitos de sustentabilidade, ressaltar a importância de se promover o aproveitamento de sucata eletrônica, discutir os conceitos básicos de bioma, apresentar conceitos básicos de circuito elétrico e incentivar o trabalho em equipe. O público-alvo dessa Trilha Formativa foram estudantes de ensino médio integrado ao técnico, com faixa etária entre 14 e 18 anos. Os materiais utilizados foram potes de vidro de 500 ml a 800 ml, serragem, musgos diversos, pedras coloridas, água, pequenos cactos e suculentas. Para a parte eletrônica, foram utilizadas sucatas de material eletrônico, como cabos, pilhas, interruptores, resistores, LEDs e material de soldagem. O desenvolvimento dessa Trilha iniciou com a apresentação de slides e discussão sobre a construção de um miniambiente de terrário. Nesse momento, questionou-se os discentes sobre como seria possível um bioma (em miniatura) fechado se manter em equilíbrio ao longo do tempo. Após esse questionamento, deu-se início à confecção dos terrários. Os alunos foram orientados para a distribuição das tarefas entre os participantes dentro de cada grupo. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que todos os grupos conseguiram confeccionar os miniambientes, ou seja, seus terrários, incluindo iluminação por lâmpada LED. Notou-se que os alunos se motivaram e, aos poucos, realizaram as atividades de forma independente, inclusive oferecendo apoio aos outros grupos que estavam com dificuldades para realizar algumas tarefas. Também se compreendeu o funcionamento básico de um circuito eletrônico. Perceberam que podem utilizar materiais de sucata eletrônica para a construção de pequenos dispositivos eletrônicos. Concluiu-se que o desenvolvimento de projetos em uma abordagem STEAM pode promover o interesse, o engajamento e a motivação dos alunos nas atividades em sala de aula. Além disso, foi possível constatar que alguns alunos, com saberes prévios específicos, como soldagem, sentiram-se motivados para oferecer ajuda aos outros colegas. Evidenciou-se que o trabalho envolvendo diferentes áreas do conhecimento, como ciências, tecnologia, engenharia, artes, matemática, entre outras, torna a aprendizagem mais significativa para os alunos e amplia as oportunidades para a busca de interdisciplinaridade, uma vez que se oportuniza o envolvimento de diferentes docentes no processo formativo, cujo papel passa a ser o de mediadores.