A CONSTRUÇÃO DE MURAIS DIGITAIS PELO PADLET: MOTIVAÇÃO, AUTONOMIA E COLABORAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Helen de Oliveira Faria Universidade Federal de Alfenas Autor

Palavras-chave:

Padlet, Mural Digital, Língua Inglesa, Motivação, Autonomia

Resumo

Nas últimas três décadas, uma revolução tem ocorrido na área da comunicação, forçando indivíduos a repensar o cenário social e semiótico de nossa sociedade, de acordo com Kress e van Leeuwen (2006). Em contextos instrucionais atuais, é imprescindível que o professor incorpore ambientes e tecnologias digitais à sua prática docente, seja na educação presencial, híbrida ou a distância. Isso se deve, em parte, ao uso disseminado da Internet e de ferramentas digitais por indivíduos de todas as esferas sociais, intensificado durante a pandemia. Na esfera educacional, especialmente, houve um grande avanço no uso de tecnologias digitais como recurso pedagógico nesse momento emergencial, inicialmente para suprir a sala de aula presencial pela remota. Entretanto, o uso dessas tecnologias no planejamento escolar se manteve no período pós-pandêmico, uma vez que são capazes de auxiliar o professor no desenvolvimento de aulas mais criativas e dinâmicas, promovendo o protagonismo dos alunos e despertando sua motivação para aprender. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a criação de murais digitais por alunos de uma disciplina de língua inglesa do curso de Letras de uma universidade federal. A temática do trabalho em sala de aula foram as bandas favoritas dos alunos e tópicos gramaticais vistos durante a disciplina. Os murais foram feitos por meio da ferramenta digital Padlet, que possibilita a criação de murais multimodais colaborativos, nos quais os estudantes, a partir de um tema específico, podem desenvolver trabalhos em vários formatos, tais como mural, linha do tempo, mapa mental e tela, com a inserção de textos, fotos, vídeos, gifs e outras mídias. Além de proporcionar aos estudantes uma experiência que promove a autonomia, a colaboração e a motivação ao se engajarem em ambientes virtuais, com o Padlet eles têm a oportunidade de criar um trabalho significativo que pode ser compartilhado com quaisquer indivíduos pela Web. Esse trabalho é fundamentado sobretudo na Pedagogia dos Multiletramentos, segundo o New London Group (1996) e Kalantzis et al. (2016), cujo objetivo primordial é suplementar os letramentos tradicionais, abrangendo a inclusão social, inclusão tecnológica, o letramento crítico, a valorização da cultura popular em espaços educacionais e também a multimodalidade, que discorre a respeito da junção de modos semióticos (ex. áudio, gesto, imagem, som) em um texto, principalmente os digitais. Os resultados dessa experiência pedagógica revelam que o uso de tecnologias digitais influencia positivamente a educação e que trabalhar com temas que fazem parte do universo social dos alunos é um fator motivador para a aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-05-18

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

FARIA, Helen de Oliveira. A CONSTRUÇÃO DE MURAIS DIGITAIS PELO PADLET: MOTIVAÇÃO, AUTONOMIA E COLABORAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2662.. Acesso em: 9 out. 2024.