UM PRODUTO EDUCACIONAL DIGITAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÃO, CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO

Autores

  • Rosimari Ruy Unesp & Grupo Horizonte UFSCar Autor
  • Francisco Rolfsen Belda Unesp Autor

Palavras-chave:

educação ambiental, formação de professores, TDIC, ensino híbrido

Resumo

O agravamento das crises que caracterizam o contexto socioambiental deste início de milênio confere à educação escolar especial relevância enquanto promotora da educação ambiental, por atingir um público enorme e diverso, o que exige dos professores boa formação na área. Nesse sentido, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma proposta de formação docente em educação ambiental focada no contexto escolar, capaz de aproveitar as potencialidades dos espaços e tempos de formação coletiva docente da instituição escolar e, simultaneamente, atender à demanda formativa daqueles que só podem acessá-la no ciberespaço. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, concretizada por meio da elaboração de um produto educacional, um espaço digital aberto, configurado como uma plataforma online, que oferece exemplos e orientações para a elaboração de materiais sistematizados para a abordagem da temática ambiental nas escolas e uma formação teórica ampla e conectada às necessidades formativas para a atuação na educação básica, com foco na prática pedagógica cotidiana. Em suma, o objetivo deste artigo é apresentar a concepção, construção e validação de um protótipo desse produto educacional.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Como Citar

RUY, Rosimari; BELDA, Francisco Rolfsen. UM PRODUTO EDUCACIONAL DIGITAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÃO, CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2660.. Acesso em: 15 out. 2024.