OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS:UM PONTAPÉ INICIAL PARA PRÁTICAS DE CURADORIA

Autores

  • Rosimari Ruy Unesp & Grupo Horizonte UFSCar Autor

Palavras-chave:

ODA, Objetos digitais de aprendizagem, Curadoria, Ensino de Ciências , Crianças

Resumo

Considerando a importância do ensino de Ciências para o desenvolvimento do país e a necessidade de despertar o interesse das novas gerações pelo conhecimento científico, é fundamental buscar alternativas de materiais e abordagens didático-metodológicas que tornem o estudo das Ciências mais atrativo. Em vista disso, o presente trabalho sugeriu o uso de objetos digitais de aprendizagem (ODA) em práticas didático-metodológicas diversificadas, dirigidas a crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, construídas conforme habilidades preconizadas na BNCC. Foi realizado um levantamento de vários ODA e elaborada uma sequência didática sobre um tema de Ciências do quarto ano do ensino fundamental, na qual se procurou combinar alguns ODA e metodologias ativas, como o ensino por perguntas e uma atividade experimental. Ressaltou-se, ao final do trabalho, que os ODA só atingirão o máximo de suas potencialidades se combinados com metodologias híbridas e ativas de ensino.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

RUY, Rosimari. OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS:UM PONTAPÉ INICIAL PARA PRÁTICAS DE CURADORIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2659.. Acesso em: 9 out. 2024.