OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS:UM PONTAPÉ INICIAL PARA PRÁTICAS DE CURADORIA
Palavras-chave:
ODA, Objetos digitais de aprendizagem, Curadoria, Ensino de Ciências , CriançasResumo
Considerando a importância do ensino de Ciências para o desenvolvimento do país e a necessidade de despertar o interesse das novas gerações pelo conhecimento científico, é fundamental buscar alternativas de materiais e abordagens didático-metodológicas que tornem o estudo das Ciências mais atrativo. Em vista disso, o presente trabalho sugeriu o uso de objetos digitais de aprendizagem (ODA) em práticas didático-metodológicas diversificadas, dirigidas a crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, construídas conforme habilidades preconizadas na BNCC. Foi realizado um levantamento de vários ODA e elaborada uma sequência didática sobre um tema de Ciências do quarto ano do ensino fundamental, na qual se procurou combinar alguns ODA e metodologias ativas, como o ensino por perguntas e uma atividade experimental. Ressaltou-se, ao final do trabalho, que os ODA só atingirão o máximo de suas potencialidades se combinados com metodologias híbridas e ativas de ensino.