AUDIOBOOK NA SALA DE AULA: UM ESTUDO COMPARATIVO DE EFEITOS NO PROCESSO DE ENSINO DE ESTUDANTES COM DISLEXIA

Autores

  • Mariana Ferraz UFSCar Autor
  • Ketilin Mayra Pedro UFSCar Autor

Palavras-chave:

Audiolivro, Literatura, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumo

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta principalmente a precisão e fluência na decodificação e soletração de palavras. Aplica-se intervenções pedagógicas e psicopedagógicas para apoiar o aprendizado de alunos com dislexia, e uma dessas estratégias é o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, como o audiobook. O presente trabalho teve como objetivo apresentar um comparativo entre o uso e não uso do audiobook para estudantes com dislexia realizarem a leitura de um livro durante as aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa, caracterizando-se como descritiva, e conduzida por meio de pesquisa de campo para analisar a implementação de atividades que envolvem o uso de audiobook durante o acompanhamento de estudantes com dislexia. Foram empregados como instrumentos: diário de bordo, questionários e uma sequência didática envolvendo o livro e audiobook "Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna. Como resultado, os estudantes com dislexia destacaram, durante a coleta de dados, os benefícios significativos do audiobook durante as leituras, observando que o audiobook os auxiliou a compreender melhor o conteúdo, evitando perdas durante a leitura e facilitando a visualização das cenas narradas. O audiobook revelou-se um recurso valioso para os estudantes com dislexia, contribuindo para aumentar o engajamento, estimulando a participação e interação durante as atividades escolares.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

FERRAZ, Mariana; PEDRO, Ketilin Mayra. AUDIOBOOK NA SALA DE AULA: UM ESTUDO COMPARATIVO DE EFEITOS NO PROCESSO DE ENSINO DE ESTUDANTES COM DISLEXIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2658.. Acesso em: 15 out. 2024.