AUDIOBOOK NA SALA DE AULA: UM ESTUDO COMPARATIVO DE EFEITOS NO PROCESSO DE ENSINO DE ESTUDANTES COM DISLEXIA
Palavras-chave:
Audiolivro, Literatura, Tecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoResumo
A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta principalmente a precisão e fluência na decodificação e soletração de palavras. Aplica-se intervenções pedagógicas e psicopedagógicas para apoiar o aprendizado de alunos com dislexia, e uma dessas estratégias é o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, como o audiobook. O presente trabalho teve como objetivo apresentar um comparativo entre o uso e não uso do audiobook para estudantes com dislexia realizarem a leitura de um livro durante as aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa, caracterizando-se como descritiva, e conduzida por meio de pesquisa de campo para analisar a implementação de atividades que envolvem o uso de audiobook durante o acompanhamento de estudantes com dislexia. Foram empregados como instrumentos: diário de bordo, questionários e uma sequência didática envolvendo o livro e audiobook "Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna. Como resultado, os estudantes com dislexia destacaram, durante a coleta de dados, os benefícios significativos do audiobook durante as leituras, observando que o audiobook os auxiliou a compreender melhor o conteúdo, evitando perdas durante a leitura e facilitando a visualização das cenas narradas. O audiobook revelou-se um recurso valioso para os estudantes com dislexia, contribuindo para aumentar o engajamento, estimulando a participação e interação durante as atividades escolares.