ROBÓTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: história, conceito e pesquisas

Autores

  • Maria Estely Rodrigues Teles UFSCar Autor
  • Jarina Rodrigues Fernandes UFSCar Autor

Palavras-chave:

Robótica, Robótica Pedagógica, Educação Infantil, Desenvolvimento Infantil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contextualizar histórica e conceitualmente a Robótica Pedagógica na Educação Infantil. Sabemos que a história dos avanços tecnológicos "coincide" com mudanças pedagógicas ocorridas ao longo do tempo, mas, ao mesmo tempo, houve (e ainda há) muitas restrições no uso das tecnologias em sala de aula. No entanto, o uso da Robótica Pedagógica (RP) tem sido implementado e experimentado em instituições escolares por todo o mundo, o que requer um olhar atento e crítico diante dessas propostas, inclusive as curriculares. A Educação Infantil, por sua vez, por ser uma etapa de ensino sensível, precisa de apoio pedagógico para lidar com essas novas questões, principalmente quando se pensa na implementação da RP no setor público. Portanto, este artigo trata-se de uma revisão de literatura que conta com introdução e mais três momentos. São eles: trajetória e tentativas do uso da robótica; conceitos e fundamentos recorrentes na robótica; e robótica pedagógica na pesquisa científica, além de considerações finais sobre o que fora discutido. Por conseguinte, é fundamental compreender a gênese da Robótica Pedagógica para analisar e criar meios de discutir propostas que colaborem no desenvolvimento da criança, respeitando suas necessidades, além de não colocar a inovação à frente do grau de importância de "como" tudo isso tem sido feito ou pode ser feito na escola.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

TELES, Maria Estely Rodrigues; FERNANDES, Jarina Rodrigues. ROBÓTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: história, conceito e pesquisas. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2657.. Acesso em: 14 out. 2024.