RELATO DE EXPERIÊNCIA REFERENTE A ESTÁGIO DE DOCÊNCIA REALIZADO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Estágio de Docência, Ensino superior, Tecnologias, Educação EspecialResumo
O trabalho contempla um relato de experiência referente a um estágio de docência no ensino superior, na disciplina de Fundamentos da Educação Especial, realizado no ano de 2020 no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. O estágio objetivou a complementação da formação acadêmica do curso de Mestrado em Educação, bem como a compreensão da prática pedagógica docente no ensino superior. Este relato foi realizado com metodologia qualitativa e pesquisa bibliográfica. Durante o estágio, foram realizados estudos, gravação e edição de vídeos, aplicação de aula prática remota síncrona e elaboração e correção de atividade avaliativa. A metodologia de ensino desenvolvida no estágio contou com o apoio de tecnologias de comunicação digital, sendo: YouTube, Google Forms e Microsoft Teams. As temáticas das aulas ministradas foram: “Concepções históricas de tratamento das pessoas com deficiência” e “Deficiência Física, metodologias inclusivas, tecnologias assistivas ou ajudas técnicas”. Ao final, concluiu-se uma importante experiência de ensino e aprendizagem, favorecendo a construção de conhecimentos teóricos e práticos. Assim, compreendeu-se o ensino superior como uma modalidade de educação que exige conhecimentos amplos do docente.