PROJETOS STEAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A FORMAÇÃO DE FORMADORES EM MULTIMODALIDADES NA PÓS-GRADUAÇÃO
Palavras-chave:
Formação Docente, Ensino Superior, Projetos, STEAM, Educação BásicaResumo
Este estudo constitui-se como um recorte do projeto de pesquisa intitulado “Educação STEAM: Uma Construção Colaborativa com a Robótica Educacional Sustentável”, com o apoio do CNPq e Uninove. Esse projeto de pesquisa apresenta como principal objetivo analisar como as escolas públicas que oferecem cursos técnicos integrados ao ensino médio podem viabilizar uma arquitetura pedagógica voltada à Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), integrada a uma abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics), para a articulação da robótica educacional sustentável nas práticas pedagógicas. Utilizou-se uma perspectiva de multimodalidades para viabilizar a formação de mestrandos e doutorandos vinculados a uma disciplina em oferta no segundo semestre de 2023 nos programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação na Uninove. Foram desenvolvidos encontros síncronos via Google Meet, encontros assíncronos via Moodle e oficinas presenciais na universidade, que objetivaram contribuir com a formação docente pautada na abordagem STEAM e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como meio para uma prática pedagógica que favoreça o experienciar de novas formas de desenvolver projetos no contexto da Educação Básica. Espera-se que a formação multimodal tenha propiciado a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos nos participantes, de modo que possam melhorar sua atuação. Almeja-se elencar a partir dessa experiência e em práticas futuras princípios que contribuam para a concepção, o planejamento e o desenvolvimento de políticas públicas para a criação de programas específicos, direcionados à formação continuada e em serviço de professores, considerando a implementação de Projetos STEAM na Educação Básica, incluindo o Ensino Técnico Integrado ao Médio, a partir de metodologias mais inovadoras para uma aprendizagem ativa, criativa, sustentável e sintonizada com as emergências da Cultura Digital.