PROCESSOS FORMATIVOS HÍBRIDOS: UMA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Ademir Henrique Manfré Universidade do Oeste Paulista/Unoeste Autor
  • Eduardo São João Prado Universidade do Oeste Paulista/Unoeste Autor

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho completo, submetido ao Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância (CIET), apresenta os resultados finais de uma pesquisa de mestrado em Educação que teve como objetivo geral desenvolver um estudo sobre os processos formativos híbridos, refletindo sobre quais benefícios e desafios os referidos processos apresentam na escola média brasileira. Partiu-se do pressuposto de que o ensino híbrido possui grande potencial para melhorar a qualidade e a equidade da educação para os estudantes da rede pública, desde que seja desenvolvido de forma democrática e inclusiva. A metodologia desenvolvida no presente estudo foi a qualitativa, do tipo bibliográfica. Para tanto, o olhar recaiu em bases de dados como o Banco Nacional de Teses e Dissertações (BNTD) e periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os quais forneceram fontes para a referida investigação, como artigos de periódicos, teses e dissertações para analisar os estudos mais atuais sobre o tema. O período temporal pesquisado foi de 2020 a 2023. Com os estudos realizados, conclui-se que o ensino híbrido pode abrir possibilidades significativas formativas aos estudantes da escola média brasileira.

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Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

MANFRÉ, Ademir Henrique; PRADO, Eduardo São João. PROCESSOS FORMATIVOS HÍBRIDOS: UMA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO ESCOLAR. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2653.. Acesso em: 9 out. 2024.