OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PEDAGOGO NA MODALIDADE ENSINO REMOTO COM O SUPORTE DAS TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
Educação a Distância, Ensino Remoto, Pedagogia, Tecnologia, ProfessorResumo
Com a pandemia da COVID-19, surgiram muitas limitações, e a área da educação foi uma das mais afetadas. Devido à importância do distanciamento social, países em todo o mundo adotaram medidas drásticas, como o fechamento de escolas, cancelamento de eventos e reuniões, e qualquer outro espaço que não permitisse o distanciamento de pelo menos um metro por pessoa, para evitar aglomerações. O objetivo geral deste trabalho foi identificar os desafios enfrentados pelo professor de pedagogia que trabalha no município de Cascavel-CE, na modalidade de ensino remoto, apontando o conteúdo e a experiência desenvolvidos nesse processo. Nesse contexto, os objetivos específicos são: analisar a vivência do educador, buscando compreender de forma clara o ensino remoto na visão de quem está trabalhando. A pesquisa é de natureza qualitativa, possibilitando aos envolvidos a compreensão no que diz respeito às adaptações metodológicas de ensino adotadas pelo profissional da educação. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e o envio de formulários através do e-mail para os profissionais. Desse modo, o presente trabalho demonstra as dificuldades apresentadas no contexto educacional após as rápidas mudanças nos métodos de ensino nas escolas públicas de Cascavel, com a ampliação do uso das tecnologias, avaliando a quantidade de alunos, contexto social e desenvolvimento do aluno nesse cenário, através do acompanhamento das atividades.