OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PEDAGOGO NA MODALIDADE ENSINO REMOTO COM O SUPORTE DAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Sumara Frota do Nascimento Universidade Federal do Ceará Autor
  • Adriana Eufrásio Braga Universidade Federal do Ceará Autor
  • Cesar Nilton Maia Chaves Universidade Federal do Ceará Autor
  • Mariana de Oliveira Andrade Universidade Federal do Ceará Autor
  • Morgana Timbó Lima Universidade Federal do Ceará Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino Remoto, Pedagogia, Tecnologia, Professor

Resumo

Com a pandemia da COVID-19, surgiram muitas limitações, e a área da educação foi uma das mais afetadas. Devido à importância do distanciamento social, países em todo o mundo adotaram medidas drásticas, como o fechamento de escolas, cancelamento de eventos e reuniões, e qualquer outro espaço que não permitisse o distanciamento de pelo menos um metro por pessoa, para evitar aglomerações. O objetivo geral deste trabalho foi identificar os desafios enfrentados pelo professor de pedagogia que trabalha no município de Cascavel-CE, na modalidade de ensino remoto, apontando o conteúdo e a experiência desenvolvidos nesse processo. Nesse contexto, os objetivos específicos são: analisar a vivência do educador, buscando compreender de forma clara o ensino remoto na visão de quem está trabalhando. A pesquisa é de natureza qualitativa, possibilitando aos envolvidos a compreensão no que diz respeito às adaptações metodológicas de ensino adotadas pelo profissional da educação. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e o envio de formulários através do e-mail para os profissionais. Desse modo, o presente trabalho demonstra as dificuldades apresentadas no contexto educacional após as rápidas mudanças nos métodos de ensino nas escolas públicas de Cascavel, com a ampliação do uso das tecnologias, avaliando a quantidade de alunos, contexto social e desenvolvimento do aluno nesse cenário, através do acompanhamento das atividades.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

NASCIMENTO, Sumara Frota; BRAGA, Adriana Eufrásio; CHAVES, Cesar Nilton Maia; ANDRADE, Mariana de Oliveira; LIMA, Morgana Timbó. OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PEDAGOGO NA MODALIDADE ENSINO REMOTO COM O SUPORTE DAS TECNOLOGIAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2652.. Acesso em: 9 out. 2024.