OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO COVID-19
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Estratégias pedagógicas, Educação Híbrida, Círculos Dialógicos Investigativo-FormativosResumo
O estudo apresenta os impactos gerados pela inserção das tecnologias na educação básica, principalmente durante a pandemia de Covid-19, resultando em desafios significativos para gestores e professores no contexto educativo dos alunos. O propósito é analisar os impactos pessoais, profissionais, metodológicos e tecnológicos identificados durante o processo educativo provocado pela pandemia, promovendo um ambiente de diálogo colaborativo com o grupo de professores. A metodologia empregada para esta análise foram os Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos, visando uma nova prática pedagógica no contexto tecnológico, especialmente diante do período pandêmico. Os principais resultados destacaram a autotransformação docente, a educação híbrida e as descobertas tanto dos professores quanto dos alunos em relação a essa nova era digital, evidenciando o papel do professor, da docência e de suas práticas pedagógicas no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Este estudo contribui para a compreensão de que há ainda muito a ser feito para a implementação de uma educação híbrida equitativa, incluindo o acesso à internet e aos recursos digitais, bem como para o contínuo aprimoramento das práticas pedagógicas no cenário das tecnologias digitais da informação e comunicação, intensificado principalmente durante a pandemia de Covid-19, que serviu como impulso para a nova era digital.