OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO COVID-19

Autores

  • ▪ Lenice Medianeira Cechin Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Gabriel Bolzan Autor
  • Alexandra Marin Colpo Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Gabriel Bolzan Autor
  • Daiane Colussi Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Gabriel Bolzan Autor
  • Giana Friedrich Gomes da Silva Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Gabriel Bolzan Autor
  • Marciely Gutierres de Oliveira Lautert Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Gabriel Bolzan Autor
  • Morgana Tissot Boiaski Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Gabriel Bolzan Autor
  • Vera Lúcia Machado Müller Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Gabriel Bolzan Autor
  • Mario Vásquez Astudillo Universidade Federal de Santa Maria Autor

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Estratégias pedagógicas, Educação Híbrida, Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos

Resumo

O estudo apresenta os impactos gerados pela inserção das tecnologias na educação básica, principalmente durante a pandemia de Covid-19, resultando em desafios significativos para gestores e professores no contexto educativo dos alunos. O propósito é analisar os impactos pessoais, profissionais, metodológicos e tecnológicos identificados durante o processo educativo provocado pela pandemia, promovendo um ambiente de diálogo colaborativo com o grupo de professores. A metodologia empregada para esta análise foram os Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos, visando uma nova prática pedagógica no contexto tecnológico, especialmente diante do período pandêmico. Os principais resultados destacaram a autotransformação docente, a educação híbrida e as descobertas tanto dos professores quanto dos alunos em relação a essa nova era digital, evidenciando o papel do professor, da docência e de suas práticas pedagógicas no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Este estudo contribui para a compreensão de que há ainda muito a ser feito para a implementação de uma educação híbrida equitativa, incluindo o acesso à internet e aos recursos digitais, bem como para o contínuo aprimoramento das práticas pedagógicas no cenário das tecnologias digitais da informação e comunicação, intensificado principalmente durante a pandemia de Covid-19, que serviu como impulso para a nova era digital.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

CECHIN, ▪ Lenice Medianeira; COLPO, Alexandra Marin; COLUSSI, Daiane; SILVA, Giana Friedrich Gomes; LAUTERT, Marciely Gutierres de Oliveira; BOIASKI, Morgana Tissot; MÜLLER, Vera Lúcia Machado; ASTUDILLO, Mario Vásquez. OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO COVID-19. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2651.. Acesso em: 9 out. 2024.