O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS PELA VIA DO INTERACIONISMO

Autores

  • Emerson Veiga Pinheiro Freitas FURG Autor
  • Pâmela Saraiva Miranda FURG Autor
  • Narjara Mendes Garcia FURG Autor

Palavras-chave:

Tecnologias, Educação Infantil, Educação Ambiental, Interacionismo, Práticas educativas ambientais.

Resumo

O presente artigo demonstra um relato de experiência que aconteceu em um estágio vinculado à Secretaria
de Município da Educação (SME’d) na cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. A relação que
será apresentada, envolve três temas contemporâneos voltados ao espaço da Educação Infantil. A tríade que
será mencionada no documento, se encontra em extrema importância, criança-tecnologia e interacionismo
se interligam em um só objetivo, que é proporcionar atividades educativas ambientais no panorama da
Educação Ambiental. No decurso da vivência é relatado algumas atividades que foram desenvolvidas no
segundo semestre de 2023, em uma instituição de ensino que contém diferentes equipamentos tecnológicos
e que proporcionaram uma introdução de uma nova atividade vinculada a apresentação de um desenho
infantil por meio de recursos audiovisuais. Em apresentar esse relato, serão desenvolvidas atividades com as
crianças, a partir de brincadeiras que promoverão a ludicidade e principalmente o interacionismo social dos
mesmos.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

FREITAS, Emerson Veiga Pinheiro; MIRANDA, Pâmela Saraiva; GARCIA, Narjara Mendes. O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS PELA VIA DO INTERACIONISMO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2650.. Acesso em: 9 out. 2024.