O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DOS CONTEÚDOS TECNOLÓGICOS NO PLANEJAMENTO DE UMA OFICINA SOBRE ETNOMATEMÁTICA

Autores

  • Carolina Zenero de Souza Universidade de Sorocaba Autor
  • Paula Odani Universidade de Sorocaba Autor

Palavras-chave:

Formação de Professores, TPACK, Matemática, Etnomatemática

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo estudar o desenvolvimento do conhecimento de duas professoras sobre a tecnologia educacional no processo de elaboração de uma oficina. Com auxílio da Etnomatemática, essa oficina buscou promover a reflexão sobre as perspectivas culturais da matemática e foi intitulada “As matemáticas nas salas de aula: contribuições e potencialidades do jogo mancala”. Durante a preparação dessa oficina as professoras superaram barreiras tecnológicas e desenvolveram seu pensamento crítico, o que contribuiu para a formação continuada das mesmas. Assim, essa pesquisa foi desenvolvida com a observação do processo de preparação das professoras para a realização da oficina, sob a ótica do modelo do Conhecimento Pedagógico dos Conteúdos Tecnológicos (TPACK). Os dados revelam que as professoras experimentaram um crescimento da sua sensibilidade às complexas interações entre conteúdo, pedagogia e tecnologia, e desenvolveram o seu conhecimento pedagógico dos conteúdos tecnológicos.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

SOUZA, Carolina Zenero; ODANI, Paula. O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DOS CONTEÚDOS TECNOLÓGICOS NO PLANEJAMENTO DE UMA OFICINA SOBRE ETNOMATEMÁTICA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2649.. Acesso em: 15 out. 2024.