O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DOS CONTEÚDOS TECNOLÓGICOS NO PLANEJAMENTO DE UMA OFICINA SOBRE ETNOMATEMÁTICA
Palavras-chave:
Formação de Professores, TPACK, Matemática, EtnomatemáticaResumo
O presente trabalho tem por objetivo estudar o desenvolvimento do conhecimento de duas professoras sobre a tecnologia educacional no processo de elaboração de uma oficina. Com auxílio da Etnomatemática, essa oficina buscou promover a reflexão sobre as perspectivas culturais da matemática e foi intitulada “As matemáticas nas salas de aula: contribuições e potencialidades do jogo mancala”. Durante a preparação dessa oficina as professoras superaram barreiras tecnológicas e desenvolveram seu pensamento crítico, o que contribuiu para a formação continuada das mesmas. Assim, essa pesquisa foi desenvolvida com a observação do processo de preparação das professoras para a realização da oficina, sob a ótica do modelo do Conhecimento Pedagógico dos Conteúdos Tecnológicos (TPACK). Os dados revelam que as professoras experimentaram um crescimento da sua sensibilidade às complexas interações entre conteúdo, pedagogia e tecnologia, e desenvolveram o seu conhecimento pedagógico dos conteúdos tecnológicos.