INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO E NA AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES PARA O ENEM UMA ANÁLISE DA PLATAFORMA CRIA

Autores

  • Gercimar de Fátima Souza Centro de Ensino Fundamental 26 de Ceilândia Autor
  • Patrícia Gallo Must University Autor

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Correção automática de redações, ENEM, Competência digital, Formação continuada

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica e documental trata do avanço da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional, com foco na avaliação de redações para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), questionando como a IA pode ser utilizada no processo automático de correção de redações. Para tanto, esse estudo identificou as características das plataformas de avaliação de redações em relação a critérios de correção no contexto ENEM; analisou resultados de correção gerados pela IA da plataforma CRIA, comparando-os com resultados da avaliação humana, bem como identificou desafios e preocupações surgidos com o uso da IA na avaliação de redações. A coleta de dados contemplou documentos de redações produzidas por candidatos ao ENEM e estes foram submetidos à avaliação na plataforma CRIA. Como resultado, a pesquisa revela que a plataforma CRIA é uma ferramenta que contribui com a formação continuada de professores ao promover mobilização para a competência digital docente voltada à utilização da IA na avaliação de redações, enriquecendo o fazer pedagógico e a criticidade diante de benefícios e limitações oriundos da ferramenta disponibilizada.

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Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

SOUZA, Gercimar de Fátima; GALLO, Patrícia. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO E NA AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES PARA O ENEM UMA ANÁLISE DA PLATAFORMA CRIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2648.. Acesso em: 9 out. 2024.