INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO E NA AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES PARA O ENEM UMA ANÁLISE DA PLATAFORMA CRIA
Palavras-chave:
Inteligência artificial, Correção automática de redações, ENEM, Competência digital, Formação continuadaResumo
Esta pesquisa bibliográfica e documental trata do avanço da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional, com foco na avaliação de redações para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), questionando como a IA pode ser utilizada no processo automático de correção de redações. Para tanto, esse estudo identificou as características das plataformas de avaliação de redações em relação a critérios de correção no contexto ENEM; analisou resultados de correção gerados pela IA da plataforma CRIA, comparando-os com resultados da avaliação humana, bem como identificou desafios e preocupações surgidos com o uso da IA na avaliação de redações. A coleta de dados contemplou documentos de redações produzidas por candidatos ao ENEM e estes foram submetidos à avaliação na plataforma CRIA. Como resultado, a pesquisa revela que a plataforma CRIA é uma ferramenta que contribui com a formação continuada de professores ao promover mobilização para a competência digital docente voltada à utilização da IA na avaliação de redações, enriquecendo o fazer pedagógico e a criticidade diante de benefícios e limitações oriundos da ferramenta disponibilizada.