IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO(TDIC) COMO AÇÕES DE MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS CRÍTICAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Rita de Cássia Pizoli UNESPAR Autor
  • Tatiane Porto Macêdo UNESPAR Autor

Palavras-chave:

Cultura Digital, Educação, Mediações Pedagógicas e Tecnológicas

Resumo

O presente artigo se apresenta como um estudo teórico e reflexivo sobre a sociedade contemporânea, que se configura em um novo formato de cultura, onde a cibercultura se faz presente através do progressivo avanço tecnológico que compõe o contexto de vida dos cidadãos inseridos nesta nova reconfiguração, denominada de cultura digital. Diante dessa composição que prevalece diante do avanço das tecnologias digitais, elenca-se a educação como uma das peças fundamentais a agir frente a este processo tecnológico de uso, trabalhando em prol de um processo de ensino e aprendizagem mais significativos e de uma formação mais consciente, reflexiva e crítica em relação a este novo cenário cultural. Corrobora-se, portanto, a partir das análises suscitadas, que as mediações pedagógicas necessitam ser repensadas em conjunto com as mediações tecnológicas nas práticas e ações desenvolvidas pelos professores, confirmando que a cultura digital precisa ser desenvolvida de forma crítica e responsável na formação dos estudantes, como uma educação emancipadora neste cenário em que se encontra a conjuntura cultural e social.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

PIZOLI, Rita de Cássia; MACÊDO, Tatiane Porto. IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO(TDIC) COMO AÇÕES DE MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS CRÍTICAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2646.. Acesso em: 9 out. 2024.