HISTORICIDADE DOS SABERES DOCENTES: CENÁRIOS DE PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NO SÉCULO XXI

Autores

  • Eliane Lemos de Carvalho Universidade Federal de Lavras Autor
  • Braian Veloso Universidade Federal de Lavras Autor

Palavras-chave:

Saberes docentes, Docência, Estudante, Século XXI

Resumo

O início do século XXI é marcado por profundas mudanças no campo social, político, econômico e cultural da sociedade com o advento da revolução tecnológica, de modo que o reflexo dessas mudanças se vê presente no contexto educacional, forçando a necessidade de discutir os saberes da prática docente na direção de metodologias e concepções de aprendizagens que consideram o perfil de estudante da atualidade. Na busca por compreender os saberes que perpassam a prática docente, o objetivo deste artigo é analisar a historicidade dos saberes docentes que sedimentam a prática do profissional, para entender os dilemas e desafios enfrentados pelos professores em acompanhar as mudanças do tempo. O percurso metodológico adotado seguiu a revisão bibliográfica da narrativa da historicidade da docência, juntamente com a formação e o perfil do estudante da atualidade. Analisa-se a trajetória de construção dos saberes para a docência, o processo de formação de professores no Brasil e o perfil dos estudantes para a compreensão da cultura educacional que se expressa na contemporaneidade. Como resultados, o estudo propõe uma provocação ao docente quanto aos saberes necessários à docência no século XXI.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

CARVALHO, Eliane Lemos; VELOSO, Braian. HISTORICIDADE DOS SABERES DOCENTES: CENÁRIOS DE PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NO SÉCULO XXI. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2645.. Acesso em: 9 out. 2024.