EXPLORANDO AS DOBRADURAS E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTEGRADA

Autores

  • Rafaela de Andrades Germano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Osório Autor
  • Júlia Martins Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Osório Autor
  • Aline Silva De Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Osório Autor

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Dobraduras, Matemática, Investigação

Resumo

Este artigo propõe uma investigação sobre a integração das dobraduras e do pensamento computacional no ensino de matemática, considerando o contexto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Fundamentado nos princípios do construtivismo e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo busca promover metodologias ativas e investigativas que contemplam aspectos teóricos e práticos do ofício de professor e do desenvolvimento profissional da docência. Por meio da aplicação de atividades práticas com dobraduras juntamente com o pensamento computacional, almeja-se não apenas enriquecer o ensino de matemática, mas também contribuir para a formação dos professores, fornecendo subsídios para a concepção e implementação de estratégias pedagógicas inovadoras. Ao integrar as dobraduras como recurso didático e o pensamento computacional como uma habilidade essencial na cultura digital que vivemos, este estudo visa preparar os alunos para os desafios do mundo contemporâneo, promovendo uma educação mais inclusiva, participativa e potencialmente eficaz.

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Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

GERMANO, Rafaela de Andrades; SOARES, Júlia Martins; BONA, Aline Silva. EXPLORANDO AS DOBRADURAS E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTEGRADA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2644.. Acesso em: 9 out. 2024.