DESIGN DA AÇÃO COLABORATIVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL

Autores

  • Leandro Wendel Martins PUC – SP e FEBASP Autor

Palavras-chave:

Estudo colaborativo, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Cultura digital, Estudo híbrido, Design curricular

Resumo

O design da ação colaborativa se constituiu como possibilidade materializada nas ações da pesquisa de doutoramento envolvendo gestores escolares de uma rede municipal de ensino do interior do Paraná. O programa de formação continuada em serviço durou um ano letivo e teve como objetivo estudar estratégias de metodologias ativas e tecnologias educacionais com os participantes da pesquisa-ação, buscando provocar o desenho em coautoria de projetos de formação de professores nas treze escolas da rede. As ações de design fomentadas nos encontros online síncronos desenvolvidas pelo pesquisador, diretores escolares e coordenadores pedagógicos se redesenhavam nas escolas, orientadas por cada par de gestores. Os resultados do programa de formação de gestores foram analisados por meio de revisão sistemática de literatura, e das ações desenvolvidas em cada escola da rede houve progresso significativo nas temáticas de tecnologias educacionais e estratégias de metodologias ativas, e, sobretudo, análise das possibilidades de desenhos que partam das equipes pedagógicas de cada escola, mesmo com a necessidade de melhoria continuada inerente aos cenários de projetos. Por fim, a pesquisa passou por etapas de validação por pares com reconhecimento do design da ação colaborativa como possibilidade metodológica de estratégia de metodologia ativa.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

MARTINS, Leandro Wendel. DESIGN DA AÇÃO COLABORATIVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2643.. Acesso em: 9 out. 2024.