DESIGN DA AÇÃO COLABORATIVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL
Palavras-chave:
Estudo colaborativo, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Cultura digital, Estudo híbrido, Design curricularResumo
O design da ação colaborativa se constituiu como possibilidade materializada nas ações da pesquisa de doutoramento envolvendo gestores escolares de uma rede municipal de ensino do interior do Paraná. O programa de formação continuada em serviço durou um ano letivo e teve como objetivo estudar estratégias de metodologias ativas e tecnologias educacionais com os participantes da pesquisa-ação, buscando provocar o desenho em coautoria de projetos de formação de professores nas treze escolas da rede. As ações de design fomentadas nos encontros online síncronos desenvolvidas pelo pesquisador, diretores escolares e coordenadores pedagógicos se redesenhavam nas escolas, orientadas por cada par de gestores. Os resultados do programa de formação de gestores foram analisados por meio de revisão sistemática de literatura, e das ações desenvolvidas em cada escola da rede houve progresso significativo nas temáticas de tecnologias educacionais e estratégias de metodologias ativas, e, sobretudo, análise das possibilidades de desenhos que partam das equipes pedagógicas de cada escola, mesmo com a necessidade de melhoria continuada inerente aos cenários de projetos. Por fim, a pesquisa passou por etapas de validação por pares com reconhecimento do design da ação colaborativa como possibilidade metodológica de estratégia de metodologia ativa.