DA CANETA AO MOUSE: A REVOLUÇÃO DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCADORES DO SENAC NA FRONTEIRA OESTE

Autores

  • Silvana do Valle Leone SENAC Autor
  • Elaine Priscila da Silva SENAC Autor
  • Alice Martins Chalega SENAC Autor
  • Lilian Cardenas Alves SENAC Autor

Palavras-chave:

Fronteira, Educação, Tecnologia, Docente, Práticas Educacionais

Resumo

Estamos presenciando uma geração de nativos digitais, cuja familiaridade com dispositivos e plataformas digitais é praticamente inata. A transição da caneta para o mouse não é apenas uma mudança de ferramentas, mas representa um salto em direção a práticas educacionais mais dinâmicas, relevantes e envolventes, incentivando uma sólida formação docente e promovendo um processo de ensino mais eficaz para os alunos. O objetivo principal deste artigo é analisar as experiências dos educadores do SENAC/Corumbá-MS frente às demandas atuais da Educação Profissional na era digital, considerando as particularidades intrínsecas à fronteira oeste. A proposta do trabalho foi revelar as abordagens diversas dos educadores, que englobam práticas inovadoras com o uso de tecnologias e metodologias ativas, ao mesmo tempo que identificam resistências e oportunidades. A análise desses resultados destaca a importância de considerar e valorizar como a diversidade dessas experiências educacionais pode enriquecer práticas adaptadas ao contexto regional. A pesquisa é bibliográfica, adotando uma abordagem que combina elementos de pesquisa qualitativa e quantitativa. A parceria entre quatro docentes experientes e de áreas diferentes enriqueceu a produção.

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Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

LEONE, Silvana do Valle; SILVA, Elaine Priscila; CHALEGA, Alice Martins; ALVES, Lilian Cardenas. DA CANETA AO MOUSE: A REVOLUÇÃO DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCADORES DO SENAC NA FRONTEIRA OESTE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2642.. Acesso em: 14 out. 2024.