DA CANETA AO MOUSE: A REVOLUÇÃO DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCADORES DO SENAC NA FRONTEIRA OESTE
Palavras-chave:
Fronteira, Educação, Tecnologia, Docente, Práticas EducacionaisResumo
Estamos presenciando uma geração de nativos digitais, cuja familiaridade com dispositivos e plataformas digitais é praticamente inata. A transição da caneta para o mouse não é apenas uma mudança de ferramentas, mas representa um salto em direção a práticas educacionais mais dinâmicas, relevantes e envolventes, incentivando uma sólida formação docente e promovendo um processo de ensino mais eficaz para os alunos. O objetivo principal deste artigo é analisar as experiências dos educadores do SENAC/Corumbá-MS frente às demandas atuais da Educação Profissional na era digital, considerando as particularidades intrínsecas à fronteira oeste. A proposta do trabalho foi revelar as abordagens diversas dos educadores, que englobam práticas inovadoras com o uso de tecnologias e metodologias ativas, ao mesmo tempo que identificam resistências e oportunidades. A análise desses resultados destaca a importância de considerar e valorizar como a diversidade dessas experiências educacionais pode enriquecer práticas adaptadas ao contexto regional. A pesquisa é bibliográfica, adotando uma abordagem que combina elementos de pesquisa qualitativa e quantitativa. A parceria entre quatro docentes experientes e de áreas diferentes enriqueceu a produção.