CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM IAED
Palavras-chave:
Inteligência Artificial na Educação, percepção docente, IA como recurso pedagógicoResumo
Este artigo apresenta uma revisão narrativa sobre o uso de tecnologias de Inteligência Artificial na Educação (IAED), com foco em destacar os limites e possibilidades percebidos por educadores. A abordagem epistemológica se centraliza na percepção da prática pedagógica, explorando a demanda crescente por habilidades no contexto das complexas relações entre tecnologia e educação. O estudo busca justificar a crescente adoção da IAED. A metodologia adotada é a revisão narrativa, que explora estudos sobre a percepção de professores em relação à IA como recurso pedagógico em 4 artigos brasileiros e 2 relatórios internacionais. A partir de uma epistemologia crítica da tecnologia, fundamentou-se teoricamente no conceito de inteligência em máquinas e na superação do antropocentrismo, tendo a Educação como eixo nuclear dos processos educativos que envolvem a IA. O artigo revisa percepções de professores sobre a IAED em diferentes regiões, evidenciando entusiasmo da maioria dos respondentes, destaca a importância da alfabetização em IA e examina o conhecimento sobre ferramentas de IA entre professores, ressaltando preocupações sobre o real entendimento da IAED e enfatizando a necessidade de formação dos professores diante desse novo contexto de desafios, inovações e a necessidade de reavaliar paradigmas educacionais em decorrência do avanço da IA.