CASO DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA E INVESTIGATIVA: CAMINHOS PARA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM UM ESPAÇO VIRTUAL
Palavras-chave:
Caso de ensino, Estratégia formativa e investigativa, Aprendizagem da Docência, Formação Docente, Desenvolvimento Profissional DocenteResumo
O presente estudo pretende relatar os caminhos da aprendizagem da docência de um grupo de professores da Educação Básica da rede pública de ensino paulista. Através de uma estratégia formativa e investigativa – Caso de ensino, fundamentada nos pressupostos de Shulman e Mizukami, as narrativas dos professores a partir de textos reflexivos e questões indagadoras sobre suas necessidades formativas foram analisadas e categorizadas quanto aos desafios, dificuldades, limites e oportunidades da carreira docente. Destacam-se onze elementos: atualização profissional constante, desenvolvimento de novas competências e habilidades profissionais, ausência e/ou inadequação de estrutura institucional e organizacional, falta de apoio (didático, pedagógico, emocional) aos profissionais iniciantes, baixa remuneração da carreira docente, desvalorização da carreira docente frente a outras profissões, desenvolvimento de um conhecimento para além de uma formação técnica-acadêmica, aplicação dos conceitos teóricos da formação profissional no exercício da prática cotidiana, exercício de uma prática profissional investigativa, colaborativa e reflexiva, valorização profissional sob o ponto da promoção de atributos sociais aos estudantes e uma aprendizagem profissional centrada na práxis (individual e coletiva).