CASO DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA E INVESTIGATIVA: CAMINHOS PARA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM UM ESPAÇO VIRTUAL

Autores

  • Regina Ferreira da Costa Doutoranda, Universidade Presbiteriana Mackenzie/ SP e Professora, SEDUC/AM Autor
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade Professora, Universidade Presbiteriana Mackenzie/ SP Autor
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Professora, Universidade Presbiteriana Mackenzie/ SP Autor

Palavras-chave:

Caso de ensino, Estratégia formativa e investigativa, Aprendizagem da Docência, Formação Docente, Desenvolvimento Profissional Docente

Resumo

O presente estudo pretende relatar os caminhos da aprendizagem da docência de um grupo de professores da Educação Básica da rede pública de ensino paulista. Através de uma estratégia formativa e investigativa – Caso de ensino, fundamentada nos pressupostos de Shulman e Mizukami, as narrativas dos professores a partir de textos reflexivos e questões indagadoras sobre suas necessidades formativas foram analisadas e categorizadas quanto aos desafios, dificuldades, limites e oportunidades da carreira docente. Destacam-se onze elementos: atualização profissional constante, desenvolvimento de novas competências e habilidades profissionais, ausência e/ou inadequação de estrutura institucional e organizacional, falta de apoio (didático, pedagógico, emocional) aos profissionais iniciantes, baixa remuneração da carreira docente, desvalorização da carreira docente frente a outras profissões, desenvolvimento de um conhecimento para além de uma formação técnica-acadêmica, aplicação dos conceitos teóricos da formação profissional no exercício da prática cotidiana, exercício de uma prática profissional investigativa, colaborativa e reflexiva, valorização profissional sob o ponto da promoção de atributos sociais aos estudantes e uma aprendizagem profissional centrada na práxis (individual e coletiva).

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

COSTA , Regina Ferreira; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. CASO DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA E INVESTIGATIVA: CAMINHOS PARA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM UM ESPAÇO VIRTUAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2639.. Acesso em: 9 out. 2024.