AUTONOMIA OU EMANCIPAÇÃO NA EAD? UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DOCENTES
Palavras-chave:
Educação a Distância, Autonomia Docente, Emancipação, Análise Crítica e ReflexivaResumo
Este estudo buscou analisar e refletir criticamente sobre as práticas docentes na Educação a Distância (EaD), investigando a autonomia dos docentes nessa modalidade educacional e propondo estratégias para combater a autonomia ilusória que pode surgir nesse contexto. Com uma abordagem qualitativa e bibliográfica, a pesquisa buscou compreender a autonomia dos docentes na Educação a Distância (EaD), propondo estratégias para superar a autonomia ilusória. Os resultados apontam que a emancipação docente é fundamental para a transformação da EaD, enfatizando a relevância da formação de professores críticos, reflexivos e autônomos. Investir nesse aprimoramento não só impulsiona o desenvolvimento profissional dos docentes, mas também corrobora para oferta de uma educação de qualidade, promovendo uma sociedade mais justa. Contudo, a falta de suporte adequado e a carga excessiva de trabalho prejudicam não só os docentes, mas também comprometem a qualidade educacional, reforçando uma visão limitada do papel do professor na sociedade contemporânea.