AUTONOMIA OU EMANCIPAÇÃO NA EAD? UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DOCENTES

Autores

  • Ricael Spirandeli Rocha IFTM Autor
  • Paula Teixeira Nakamoto IFTM Autor
  • Cristiano Silveira Silva IFTM Autor
  • Hugo Leonardo Pereira Rufino IFTM Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Autonomia Docente, Emancipação, Análise Crítica e Reflexiva

Resumo

Este estudo buscou analisar e refletir criticamente sobre as práticas docentes na Educação a Distância (EaD), investigando a autonomia dos docentes nessa modalidade educacional e propondo estratégias para combater a autonomia ilusória que pode surgir nesse contexto. Com uma abordagem qualitativa e bibliográfica, a pesquisa buscou compreender a autonomia dos docentes na Educação a Distância (EaD), propondo estratégias para superar a autonomia ilusória. Os resultados apontam que a emancipação docente é fundamental para a transformação da EaD, enfatizando a relevância da formação de professores críticos, reflexivos e autônomos. Investir nesse aprimoramento não só impulsiona o desenvolvimento profissional dos docentes, mas também corrobora para oferta de uma educação de qualidade, promovendo uma sociedade mais justa. Contudo, a falta de suporte adequado e a carga excessiva de trabalho prejudicam não só os docentes, mas também comprometem a qualidade educacional, reforçando uma visão limitada do papel do professor na sociedade contemporânea.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

ROCHA, Ricael Spirandeli; NAKAMOTO, Paula Teixeira; SILVA , Cristiano Silveira; RUFINO, Hugo Leonardo Pereira. AUTONOMIA OU EMANCIPAÇÃO NA EAD? UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DOCENTES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2638.. Acesso em: 9 out. 2024.