A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E SEU PAPEL NA IMPLEMENTAÇÃO DE MÉTODOS DE APRENDIZAGEM ATIVA
Palavras-chave:
Método de ensino, Aprendizagem ativa, Formação de professores, Supervisão pedagógicaResumo
A criação das primeiras escolas formais trouxe para o cenário educativo métodos de ensino baseados em uma pedagogia tradicional, onde o professor, como detentor do saber, possuía conhecimentos incontestáveis, cabendo ao estudante receber toda aprendizagem advinda de seu mestre. Mais adiante, defensores de uma educação voltada às necessidades dos alunos postulam a mudança dos métodos puramente transmissivos sob a hipótese de que esses não são mais suficientes para atender às demandas de uma nova sociedade, sinalizando a urgência de mudança de paradigma, onde o estudante deixe de ser um acumulador de fórmulas e teorias e passe a atuar como sujeito ativo, agindo como protagonista de seu próprio aprendizado. Para que aconteça essa mudança paradigmática, faz-se necessário a preparação dos docentes a fim de que tenham propriedade para atuar em um processo de ensino-aprendizagem baseado em métodos ativos de aprendizagem, o que pode ser implementado via supervisão pedagógica em momentos de formação continuada que acontecem dentro da própria escola, onde são dedicados tempo e estudo para reflexão e melhoria da prática pedagógica. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a evolução dos métodos de ensino desde uma pedagogia tradicional até a emergência de se estabelecer processos formativos com os docentes para atuarem com os métodos baseados em uma aprendizagem ativa a partir da supervisão pedagógica. Esta que se apresenta como agente principal para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na instituição escolar. O estudo parte de uma revisão bibliográfica narrativa, feita por meio da leitura de artigos e livros de teóricos importantes da área. Como resultado, verifica-se a relevância da supervisão pedagógica na formação de professores para constituição de uma equipe preparada para atuar com os métodos baseados em uma aprendizagem ativa.