A METODOLOGIA DE FORMAÇÃO LESSON STUDY HÍBRIDO E O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DOS CONTEÚDOS TECNOLÓGICOS
Palavras-chave:
Formação de Professores, Lesson Study Híbrido, Matemática, TPACKResumo
O presente trabalho tem por objetivo estudar o desenvolvimento do conhecimento dos professores sobre a tecnologia educacional nas fases de Planejamento e Seminário Piloto na metodologia de formação de professores denominada Lesson Study Híbrido, que é uma adaptação da metodologia de origem japonesa Lesson Study, implementada pelo Grupo de Sábado. Este grupo é composto por professores das redes municipal e estadual de São Paulo, professores e pesquisadores de Universidades e estudantes da graduação e da pós-graduação que se reúnem remotamente para estudar estratégias de melhoria no ensino-aprendizagem da matemática na escola e investigar os processos de desenvolvimento profissional de professores. O trabalho foi desenvolvido com a observação do ciclo de Lesson Study Híbrido sob a ótica do modelo do Conhecimento Pedagógico dos Conteúdos Tecnológicos (TPACK). Os professores experimentaram um enorme crescimento na sua sensibilidade às complexas interações entre conteúdo, pedagogia e tecnologia, e desenvolveram o seu TPACK. Também aprenderam sobre as sutilezas e relacionamentos entre as tecnologias e os contextos.