A METODOLOGIA DE FORMAÇÃO LESSON STUDY HÍBRIDO E O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DOS CONTEÚDOS TECNOLÓGICOS

Autores

  • Paula Odani Universidade de Sorocaba Autor
  • Carolina Zenero de Souza Universidade de Sorocaba Autor
  • Ana Leticia Losano Universidade de Sorocaba Autor

Palavras-chave:

Formação de Professores, Lesson Study Híbrido, Matemática, TPACK

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo estudar o desenvolvimento do conhecimento dos professores sobre a tecnologia educacional nas fases de Planejamento e Seminário Piloto na metodologia de formação de professores denominada Lesson Study Híbrido, que é uma adaptação da metodologia de origem japonesa Lesson Study, implementada pelo Grupo de Sábado. Este grupo é composto por professores das redes municipal e estadual de São Paulo, professores e pesquisadores de Universidades e estudantes da graduação e da pós-graduação que se reúnem remotamente para estudar estratégias de melhoria no ensino-aprendizagem da matemática na escola e investigar os processos de desenvolvimento profissional de professores. O trabalho foi desenvolvido com a observação do ciclo de Lesson Study Híbrido sob a ótica do modelo do Conhecimento Pedagógico dos Conteúdos Tecnológicos (TPACK). Os professores experimentaram um enorme crescimento na sua sensibilidade às complexas interações entre conteúdo, pedagogia e tecnologia, e desenvolveram o seu TPACK. Também aprenderam sobre as sutilezas e relacionamentos entre as tecnologias e os contextos.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

ODANI , Paula; SOUZA , Carolina Zenero; LOSANO, Ana Leticia. A METODOLOGIA DE FORMAÇÃO LESSON STUDY HÍBRIDO E O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DOS CONTEÚDOS TECNOLÓGICOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2636.. Acesso em: 9 out. 2024.