A GAIOLA DE SILÍCIO: BREVES APONTAMENTOS SOBRE TELETRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Braian Veloso Universidade Federal de Lavras Autor
  • Jacob Carlos Lima Universidade Federal de São Carlos Autor

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Teletrabalho, Ensino remoto emergencial

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a experiência docente quanto ao teletrabalho no contexto da pandemia de Covid-19. O empreendimento analítico se delineia a partir do conceito original que propomos, isto é, a gaiola de silício. Trata-se de um estudo envolvendo o recorte da pesquisa de doutorado do primeiro autor. A investigação conta com abordagem qualitativa. No que se refere aos procedimentos metodológicos, foram utilizados: revisão bibliográfica narrativa, questionário virtual e entrevistas semiestruturadas. Especificamente para este artigo foram utilizadas entrevistas de 9 docentes. Como principais resultados, o estudo evidencia que a autonomia de tempo e espaço propiciada pelo teletrabalho pode, na verdade, representar sobrecarga para o profissional num regime de trabalho sem fim. Para melhor compreender aquilo que faz parte de uma tendência atrelada às mudanças culturais coetâneas e ao desenvolvimento das tecnologias, sobretudo móveis, propomos o conceito de gaiola de silício como forma contemporânea de aprisionamento da classe trabalhadora.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

VELOSO, Braian; LIMA, Jacob Carlos. A GAIOLA DE SILÍCIO: BREVES APONTAMENTOS SOBRE TELETRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2635.. Acesso em: 15 out. 2024.