A GAIOLA DE SILÍCIO: BREVES APONTAMENTOS SOBRE TELETRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Palavras-chave:
Trabalho Docente, Teletrabalho, Ensino remoto emergencialResumo
O objetivo deste artigo é analisar a experiência docente quanto ao teletrabalho no contexto da pandemia de Covid-19. O empreendimento analítico se delineia a partir do conceito original que propomos, isto é, a gaiola de silício. Trata-se de um estudo envolvendo o recorte da pesquisa de doutorado do primeiro autor. A investigação conta com abordagem qualitativa. No que se refere aos procedimentos metodológicos, foram utilizados: revisão bibliográfica narrativa, questionário virtual e entrevistas semiestruturadas. Especificamente para este artigo foram utilizadas entrevistas de 9 docentes. Como principais resultados, o estudo evidencia que a autonomia de tempo e espaço propiciada pelo teletrabalho pode, na verdade, representar sobrecarga para o profissional num regime de trabalho sem fim. Para melhor compreender aquilo que faz parte de uma tendência atrelada às mudanças culturais coetâneas e ao desenvolvimento das tecnologias, sobretudo móveis, propomos o conceito de gaiola de silício como forma contemporânea de aprisionamento da classe trabalhadora.