UMA ANÁLISE SOBRE OS APRENDIZADOS DE ALUNOS AO UTILIZAREM SIMULADORES EM AULAS DE FÍSICA

Autores

  • Raul dos Santos Neto CEFET-RJ Autor

Palavras-chave:

Uso de Simuladores, Ensino de Física, PBD

Resumo

O período pandêmico mostrou uma certa desconfiança sobre as reais possibilidades de aprendizado usando tecnologias no ensino (MOTA et al., 2023). Por outro lado, é inegável que as novas tecnologias trazem grandes possibilidades no que diz respeito às simulações de fenômenos físicos e em relação às limitações físicas presentes em laboratórios físicos. Considerando que a experimentação e discussões são partes importantes no ensino de ciências, este trabalho realizou uma Pesquisa Baseada em Design (PBD), para o tipo de engajamento que a prática promoveu; e identificar quais foram os principais aprendizados relatados pelos alunos. A escolha da PBD foi pela sua forte relação com o uso de tecnologias em pesquisas em Educação, para estudar problemas de desempenho, aprendizagem e ensino. Os resultados mostram que houve maior engajamento dos alunos e um aprendizado mais rápido usando simuladores como suporte cognitivo. Também observamos que a atividade desenvolveu maiores habilidades procedimentais e de comunicação de resultados.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

NETO, Raul dos Santos. UMA ANÁLISE SOBRE OS APRENDIZADOS DE ALUNOS AO UTILIZAREM SIMULADORES EM AULAS DE FÍSICA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2634.. Acesso em: 14 out. 2024.