TENDÊNCIAS ATUAIS NO ENGAJAMENTO DO ESTUDANTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS DETERMINANTES E ESTRATÉGIAS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Fernandina Fernandes de Lima Medeiros Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Claudinei Zagui Pareschi Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Gustavo Carvalho Maurício Universidade Federal de São Carlos Autor

Palavras-chave:

Engajamento, Estudante, Desempenho

Resumo

Este artigo analisou o engajamento do estudante em contextos educacionais, com foco na compreensão de seus determinantes e estratégias para promovê-lo. Definindo engajamento como a intensidade e qualidade do envolvimento do aluno nas atividades escolares, o estudo destacou sua importância para o desempenho e desenvolvimento acadêmico. Realizando uma revisão sistemática, foram examinados a produção científica nacional e internacional sobre o tema, analisando aspectos metodológicos, temáticos e dimensões do engajamento. Os resultados revelaram tendências e áreas de crescimento na pesquisa, fornecendo insights valiosos para futuras investigações. Por fim, o artigo ofereceu considerações sobre os principais achados e sugeriu direções para avançar no entendimento e promoção do engajamento do estudante.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

MEDEIROS, Fernandina Fernandes de Lima; MILL, Daniel; PARESCHI , Claudinei Zagui; MAURÍCIO, Gustavo Carvalho. TENDÊNCIAS ATUAIS NO ENGAJAMENTO DO ESTUDANTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS DETERMINANTES E ESTRATÉGIAS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2633.. Acesso em: 14 out. 2024.