RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE UMA APLICAÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE O INCENTIVO À LEITURA CRÍTICA DAS MÍDIAS E O ROMPIMENTO DA CIBERVIOLÊNCIA DISCURSIVA
Palavras-chave:
Ciberviolência, Adolescentes, Tecnologias digitais da informação e comunicaçãoResumo
O presente estudo trata-se de um relato sobre a aplicação de uma oficina de incentivo à leitura crítica das mídias e o rompimento da ciberviolência verbal. Foi desenvolvida com um grupo de adolescentes no congresso de transformações do ensino pela inclusão e sustentabilidade ocorrido na PUC-Rio em novembro de 2023. Teve como objetivo trazer reflexões por meio de atividades vivenciais que estimulavam ao uso das tecnologias de informação e comunicação de maneira crítica, significativa, reflexiva e ética em suas práticas sociais como forma de conscientizar sobre os impactos e consequências e o rompimento da ciberviolência. O procedimento metodológico se aproximou da concepção de grupo focal, diferenciando apenas por não querer buscar tendências, mas promover um espaço de diálogo e reflexão mediado pela autora da proposta. A ciberviolência discursiva representa um desafio para a sociedade atual, sobretudo nos espaços de ensino, envolvendo principalmente os jovens. A experiência reforçou o quanto é imprescindível que os educadores possam agregar em suas práticas ações que desenvolvam em seus alunos uma postura mais crítica, reflexiva e cuidadosa no uso das TDIC.