PROJETO SHARK TANK: IMPULSIONANDO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO POR MEIO DA PROTOTIPAÇÃO DE APLICATIVOS

Autores

  • Cheila Graciela Gobbo Bombana Instituto Federal do Rio Grande do Sul Autor

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Prototipação, Criatividade, Tecnologias Digitais

Resumo

A evolução tecnológica e mudanças no mundo do trabalho exigem novas competências dos alunos. Este artigo relata a implementação do Projeto Shark Tank TMSI, baseado na metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, por um grupo de professores do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFRS – Campus Sertão. O objetivo do trabalho foi relatar o processo de implementação do projeto Shark Tank, identificando as possíveis contribuições para o desenvolvimento de habilidades técnicas, relacionadas às áreas Administração e Tecnologia da Informação, e competências pessoais, em estudantes do ensino médio integrado. No segundo trimestre letivo de 2023, 32 alunos organizados em 8 grupos, criaram soluções de Tecnologia da Informação e desenvolveram protótipos de aplicativos para serem avaliados. Os projetos foram apresentados em um evento aberto para todo o curso. A atividade foi posteriormente avaliada pelos estudantes por meio de questionário. Percebeu-se que a metodologia promoveu aprendizagem significativa e propiciou o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, colaboração, liderança e criatividade.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

BOMBANA, Cheila Graciela Gobbo. PROJETO SHARK TANK: IMPULSIONANDO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO POR MEIO DA PROTOTIPAÇÃO DE APLICATIVOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2630.. Acesso em: 9 out. 2024.