PRESENÇAS DO AMOR E DA EMOÇÃO NAS ESCRITAS DOS ESTUDANTES EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA

Autores

  • Luciane Magalhães Corte Real Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor
  • Iara Cidália Batista dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor

Palavras-chave:

Educação a distância, emoção, Maturana

Resumo

O amor e a emoção presentes nas redes de conversações, muitas vezes, não são estudados e problematizados no processo de ensino e de aprendizagem em cursos de graduação. O presente artigo trata de uma pesquisa qualitativa na forma de Estudo de Caso que aborda as condutas de amor e emoção presentes nas escritas em duas atividades de uma disciplina, na modalidade a distância, de formação pedagógica em Cursos de Licenciatura em uma Universidade Pública. O foco foi a identificação das emoções e de condutas amorosas a partir do Memorial da adolescência e do fórum de discussão sobre um filme que aborda o assunto. O referencial teórico da pesquisa utiliza os conceitos de transformações na convivência, redes de conversações e do amor, a partir de Maturana, autor que enfatiza a importância das relações afetivas no processo educacional. Os resultados demonstram que a emoção e o amor puderam ser problematizados na rede de conversação dos estudantes, tanto nos fóruns de discussão quanto na possibilidade de construção de seu Memorial da Adolescência. Desta forma, com esta proposta pedagógica em uma disciplina a distância, pôde-se abrir espaço para presenças sociais entre os integrantes em uma rede de conversação que abarcou as emoções e as condutas de amor.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

REAL, Luciane Magalhães Corte; SANTOS, Iara Cidália Batista. PRESENÇAS DO AMOR E DA EMOÇÃO NAS ESCRITAS DOS ESTUDANTES EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2629.. Acesso em: 11 fev. 2025.