NAVEGANDO NA VANGUARDA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, ALÉM DAS FRONTEIRAS E BARREIRAS LINGUÍSTICAS
Palavras-chave:
Enfermagem, Espanhol, Fronteira, Tecnologias, Metodologias AtivasResumo
Este estudo enfatiza a relevância da aprendizagem em tecnologias para estudantes na área da saúde, incluindo aqueles que residem em regiões fronteiriças e têm o espanhol como língua principal. O Curso Técnico em Enfermagem oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), no município de Corumbá – MS, atrai muitos estudantes, incluindo uma parcela proveniente da região de fronteira com a Bolívia. Em relação à inserção das tecnologias educacionais e metodologias ativas, apresentaremos as práticas que engajam os estudantes, promovem a interatividade e facilitam o acesso ao conhecimento, essencial para o desenvolvimento de habilidades clínicas e aprimoramento de competências profissionais. A metodologia empregada nesta pesquisa foi uma revisão bibliográfica qualitativa. Os resultados e discussão nos revelaram que a aprendizagem focada em tecnologia e metodologias ativas é um investimento valioso nos currículos acadêmicos do Curso de Enfermagem oferecido pelo SENAC-MS. Essa abordagem enriquece a formação dos estudantes, proporcionando benefícios tangíveis ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a prática profissional na área de enfermagem.