NAVEGANDO NA VANGUARDA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, ALÉM DAS FRONTEIRAS E BARREIRAS LINGUÍSTICAS

Autores

  • Elaine Priscila da Silva SENAC Autor
  • Alice Martins Chalega SENAC Autor
  • Lilian Cardenas Alves SENAC Autor
  • Silvana do Valle Leone SENAC Autor

Palavras-chave:

Enfermagem, Espanhol, Fronteira, Tecnologias, Metodologias Ativas

Resumo

Este estudo enfatiza a relevância da aprendizagem em tecnologias para estudantes na área da saúde, incluindo aqueles que residem em regiões fronteiriças e têm o espanhol como língua principal. O Curso Técnico em Enfermagem oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), no município de Corumbá – MS, atrai muitos estudantes, incluindo uma parcela proveniente da região de fronteira com a Bolívia. Em relação à inserção das tecnologias educacionais e metodologias ativas, apresentaremos as práticas que engajam os estudantes, promovem a interatividade e facilitam o acesso ao conhecimento, essencial para o desenvolvimento de habilidades clínicas e aprimoramento de competências profissionais. A metodologia empregada nesta pesquisa foi uma revisão bibliográfica qualitativa. Os resultados e discussão nos revelaram que a aprendizagem focada em tecnologia e metodologias ativas é um investimento valioso nos currículos acadêmicos do Curso de Enfermagem oferecido pelo SENAC-MS. Essa abordagem enriquece a formação dos estudantes, proporcionando benefícios tangíveis ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a prática profissional na área de enfermagem.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

SILVA, Elaine Priscila; CHALEGA, Alice Martins; ALVES, Lilian Cardenas; LEONE, Silvana do Valle. NAVEGANDO NA VANGUARDA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, ALÉM DAS FRONTEIRAS E BARREIRAS LINGUÍSTICAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2627.. Acesso em: 15 out. 2024.