MOOC HÍBRIDO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS: UMA ESTRATÉGIA PARA POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PARA MENINAS

Autores

  • Juliana Cristina dos Santos de Andrade Instituto Federal do Espírito Santo Autor
  • Márcia Gonçalves de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo Autor
  • Vanessa Battestin Instituto Federal do Espírito Santo Autor

Palavras-chave:

MOOC híbrido, Programação, Microaprendizagem, Aprendizagem Baseada em Projetos, Meninas na computação

Resumo

Tendo em vista a necessidade de formação de meninas para a carreira em computação e o desafio de ensinar habilidades de programação, especialmente em ambiente a distância, este trabalho apresenta um MOOC híbrido que emprega estratégias de microaprendizagem e Aprendizagem Baseada em Projetos, para incentivar o desenvolvimento de habilidades e competências de programação e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. Esta pesquisa se caracteriza como de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com procedimentos do tipo intervenção pedagógica, utilizando observação participante e questionários como coleta de dados. O universo da pesquisa compreendeu seis estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado do Espírito Santo que foram selecionadas para participar do Estágio Dirigido do projeto Corte de Lovelace. Os resultados alcançados demonstram que o objetivo do Estágio Dirigido no formato de MOOC híbrido foi atingido, permitindo que as estudantes reconsiderassem suas carreiras, aspirando ingressar na área de Tecnologia da Informação ou integrar os conhecimentos adquiridos em suas futuras carreiras.

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Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

ANDRADE, Juliana Cristina dos Santos; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves; BATTESTIN, Vanessa. MOOC HÍBRIDO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS: UMA ESTRATÉGIA PARA POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PARA MENINAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2626.. Acesso em: 15 out. 2024.