LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DE FÍSICA: EXPLORANDO SUAS VANTAGENS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CURSOS PRÉ-VESTIBULARES

Autores

  • Eduardo Soares Garcia UNIFAL-MG Autor

Palavras-chave:

Laboratórios virtuais de aprendizagem, Curso pré-vestibular, Ensino de Física

Resumo

Os laboratórios virtuais de aprendizagem (LVA) desempenham um papel crucial ao suprir a ausência de laboratórios físicos em ambientes educacionais. Eles funcionam como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando suporte aos alunos para promover maior interatividade e compreensão prática dos conteúdos. Esse papel é particularmente relevante nos cursos pré-vestibulares, onde há uma grande quantidade de conteúdo a ser abordada em um curto espaço de tempo. O objetivo deste artigo é explorar as vantagens do uso de laboratórios virtuais de aprendizagem no ensino de Física em cursos pré-vestibulares. Para isso, fundamentamos nossa análise em diversos estudos relacionados ao tema, promovendo uma discussão sobre esses cursos no contexto das tecnologias educacionais, com ênfase nos LVA. Posteriormente, abordamos os efeitos cognitivos e motivacionais associados a esses laboratórios, bem como a interconexão entre os conceitos. Por fim, apresentamos suas vantagens e as possibilidades de futuras pesquisas. A partir desta pesquisa e da análise realizada, concluímos e destacamos uma série de vantagens e relevâncias decorrentes da utilização dos LVA nos cursos pré-vestibulares. Também ressaltamos a urgência de debater e estudar sobre o assunto, dada a escassez de pesquisas sobre o ensino de Física em cursos pré-vestibulares, especialmente quando consideramos as lacunas em relação às TDIC, cujos estudos ainda são praticamente inexistentes.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

GARCIA, Eduardo Soares. LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DE FÍSICA: EXPLORANDO SUAS VANTAGENS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CURSOS PRÉ-VESTIBULARES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2625.. Acesso em: 9 out. 2024.