INCLUSÃO POR MEIO DAS TDIC PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL:POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Palavras-chave:
Educação Especial, Paralisia Cerebral, Tecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoResumo
A tecnologia tem o potencial de ajudar no processo de inclusão de crianças com paralisia cerebral (PC). Ferramentas como softwares e aplicativos de acessibilidade fornecem recursos cruciais, como sintetizadores de voz e teclados especiais, que podem simplificar a comunicação e o acesso a conteúdos educacionais para esses estudantes. Neste trabalho, o objetivo foi analisar as produções científicas brasileiras no Periódicos CAPES sobre o uso das TDIC para estudantes com Paralisia Cerebral. Para isso, foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática da literatura, na qual foram selecionados 16 trabalhos. Após a análise das produções, elencaram-se duas categorias temáticas: os desafios no uso das TDIC para inclusão de estudantes com PC e as TDIC como facilitadoras no processo de inclusão de estudantes com PC. A literatura destacou os benefícios das TDIC para pessoas com paralisia cerebral e, de forma mais ampla, para todos os estudantes. Ao estruturar um processo educacional que utilize esses recursos, é possível proporcionar uma experiência de ensino funcional que contribui para o desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos. No entanto, no sistema educacional brasileiro, ainda é necessário estabelecer um processo que promova oportunidades de formação continuada, estruture as unidades de ensino com recursos e espaços adequados para todos, e ofereça propostas formativas para atender às necessidades específicas do público-alvo.