INCLUSÃO POR MEIO DAS TDIC PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL:POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Beatriz Vieira Barone Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Mariana Ferraz Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Marília Carollyne Soares de Amorim Universidade Federal de São Carlos Autor

Palavras-chave:

Educação Especial, Paralisia Cerebral, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumo

A tecnologia tem o potencial de ajudar no processo de inclusão de crianças com paralisia cerebral (PC). Ferramentas como softwares e aplicativos de acessibilidade fornecem recursos cruciais, como sintetizadores de voz e teclados especiais, que podem simplificar a comunicação e o acesso a conteúdos educacionais para esses estudantes. Neste trabalho, o objetivo foi analisar as produções científicas brasileiras no Periódicos CAPES sobre o uso das TDIC para estudantes com Paralisia Cerebral. Para isso, foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática da literatura, na qual foram selecionados 16 trabalhos. Após a análise das produções, elencaram-se duas categorias temáticas: os desafios no uso das TDIC para inclusão de estudantes com PC e as TDIC como facilitadoras no processo de inclusão de estudantes com PC. A literatura destacou os benefícios das TDIC para pessoas com paralisia cerebral e, de forma mais ampla, para todos os estudantes. Ao estruturar um processo educacional que utilize esses recursos, é possível proporcionar uma experiência de ensino funcional que contribui para o desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos. No entanto, no sistema educacional brasileiro, ainda é necessário estabelecer um processo que promova oportunidades de formação continuada, estruture as unidades de ensino com recursos e espaços adequados para todos, e ofereça propostas formativas para atender às necessidades específicas do público-alvo.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

BARONE, Beatriz Vieira; FERRAZ, Mariana; AMORIM, Marília Carollyne Soares. INCLUSÃO POR MEIO DAS TDIC PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL:POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2624.. Acesso em: 9 out. 2024.