EXPLORANDO O DESENVOLVIMENTO DE PERFORMERS DE VIOLINO E VIOLA EM MEIO À PANDEMIA: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Tecnologia Digital, Performance Musical, Pedagogia do Instrumento, Violino, ViolaResumo
Este artigo apresenta uma catalogação e análise das percepções e autoavaliações dos discentes em violino e viola, dos bacharelados em instituições públicas brasileiras de ensino superior, acerca de seu desenvolvimento enquanto performers, com ênfase no contexto pandêmico dos anos de 2020 e 2021. Para contextualizar as atividades práticas dentro de uma rotina de estudante de bacharelado no instrumento, apresentamos as partes que compõem os estudos e métricas de evolução baseadas nas percepções do grupo consultado. A metodologia adotada baseia-se em um questionário online e nas análises quali-quantitativas derivadas de suas respostas, apresentadas por meio de gráficos e infográficos. A partir dos dados obtidos, serão apresentadas e discutidas técnicas estatísticas utilizadas para investigar a hipótese: houve uma interpretação positiva da evolução dos discentes durante o isolamento social? Por fim, ao apontarmos estatisticamente as limitações de autopercepção no digital, quando todos os balizadores da performance se estruturam como práticas presenciais, pretendemos ampliar o debate na interface entre tecnologia digital e performance instrumental após os testes realizados como forma de manutenção das atividades durante a pandemia.