EXPLORANDO O DESENVOLVIMENTO DE PERFORMERS DE VIOLINO E VIOLA EM MEIO À PANDEMIA: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS

Autores

  • Thayná A. Bonacorsi Xavier usp Autor
  • Paulo Egídio Lückman UEM Autor

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Performance Musical, Pedagogia do Instrumento, Violino, Viola

Resumo

Este artigo apresenta uma catalogação e análise das percepções e autoavaliações dos discentes em violino e viola, dos bacharelados em instituições públicas brasileiras de ensino superior, acerca de seu desenvolvimento enquanto performers, com ênfase no contexto pandêmico dos anos de 2020 e 2021. Para contextualizar as atividades práticas dentro de uma rotina de estudante de bacharelado no instrumento, apresentamos as partes que compõem os estudos e métricas de evolução baseadas nas percepções do grupo consultado. A metodologia adotada baseia-se em um questionário online e nas análises quali-quantitativas derivadas de suas respostas, apresentadas por meio de gráficos e infográficos. A partir dos dados obtidos, serão apresentadas e discutidas técnicas estatísticas utilizadas para investigar a hipótese: houve uma interpretação positiva da evolução dos discentes durante o isolamento social? Por fim, ao apontarmos estatisticamente as limitações de autopercepção no digital, quando todos os balizadores da performance se estruturam como práticas presenciais, pretendemos ampliar o debate na interface entre tecnologia digital e performance instrumental após os testes realizados como forma de manutenção das atividades durante a pandemia.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

XAVIER, Thayná A. Bonacorsi; LÜCKMAN, Paulo Egídio. EXPLORANDO O DESENVOLVIMENTO DE PERFORMERS DE VIOLINO E VIOLA EM MEIO À PANDEMIA: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2623.. Acesso em: 15 out. 2024.