ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE TECNOLOGIA
Palavras-chave:
tecnologia, CTS/CTSA, ensino médioResumo
O objetivo desta pesquisa foi conhecer as percepções de estudantes do 1º ano do ensino médio acerca da tecnologia e como ela mudou a vida humana, com o intuito de identificar os conhecimentos primevos sobre o tema como ponto de partida para abordagens CTS/CTSA em uma disciplina de aprofundamento em Química. Para isso, recorreu-se à aplicação de questionário como técnica de coleta de dados e à análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) para o tratamento e estudo dos dados coletados. A tecnologia era percebida, de uma forma geral, pelos participantes como uma facilitadora das mais variadas ações e associada à evolução a partir das criações humanas. Os estudantes concordavam que a tecnologia mudou a vida humana e indicaram que tais mudanças são produto de sua categoria de facilitadora. Eles reconheceram seus malefícios e benefícios, considerando como exemplo a produção e o compartilhamento de informações. Os dados apontaram que é preciso avançar na problematização sobre a(s) tecnologia(s) e sua relação com as Ciências e a Sociedade, com a participação intensa dos estudantes, considerando propostas que pretendam promover o estímulo à curiosidade e à criatividade para dar suporte à resolução de diferentes questões do cotidiano, baseada nas tomadas de decisão e conciliando com propósitos de educar para o uso ético das tecnologias.