AULAS REMOTAS COM ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO DE CASO DAS POSSIBILIDADES E CONVERGÊNCIAS NA ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE VIRTUAL E O USO DAS TIDCs
Palavras-chave:
Educação Especial, Educação do Surdo, Acessibilidade Comunicativa, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIDCs)Resumo
O presente artigo se insere no universo da educação nos espaços virtuais, apresentando um estudo de caso a partir das perspectivas do aluno surdo com as aulas remotas. Embora saibamos que os ambientes virtuais podem propiciar conhecimento, é imprescindível conhecer, pela perspectiva do acadêmico surdo, quais são as dificuldades, isto é, os obstáculos que dificultam seu pleno desenvolvimento, sejam eles comunicativos ou visuais. Assim, este estudo tem como objetivo discutir o processo de desenvolvimento do aluno surdo, a partir das lentes do surdo, com o intuito de verificar as dificuldades enfrentadas, as vantagens, desvantagens e os impactos que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIDCs) têm promovido na educação dos surdos nos espaços virtuais de aprendizagem. A partir deste estudo, pode-se concluir que alunos surdos e ouvintes possuem dificuldades que se assemelham, porém, é imprescindível a presença do intérprete para o surdo, além de ambientes e tecnologias que favoreçam e estimulem seu desenvolvimento.