AULAS REMOTAS COM ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO DE CASO DAS POSSIBILIDADES E CONVERGÊNCIAS NA ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE VIRTUAL E O USO DAS TIDCs

Autores

  • Ivanilda de Almeida Meira Novais Universidade Estadual de Maringá Autor
  • Taynan Alecio da Silva Universidade Estadual de Maringá Autor
  • Nubia Carla Ferreira Cabau Universidade Estadual de Maringá Autor
  • Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Universidade Estadual de Maringá Autor
  • Rosângela Aparecida Alves Basso Universidade Estadual de Maringá Autor
  • Adriana Paula Cheron Zanin Universidade Estadual de Maringá Autor

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação do Surdo, Acessibilidade Comunicativa, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIDCs)

Resumo

O presente artigo se insere no universo da educação nos espaços virtuais, apresentando um estudo de caso a partir das perspectivas do aluno surdo com as aulas remotas. Embora saibamos que os ambientes virtuais podem propiciar conhecimento, é imprescindível conhecer, pela perspectiva do acadêmico surdo, quais são as dificuldades, isto é, os obstáculos que dificultam seu pleno desenvolvimento, sejam eles comunicativos ou visuais. Assim, este estudo tem como objetivo discutir o processo de desenvolvimento do aluno surdo, a partir das lentes do surdo, com o intuito de verificar as dificuldades enfrentadas, as vantagens, desvantagens e os impactos que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIDCs) têm promovido na educação dos surdos nos espaços virtuais de aprendizagem. A partir deste estudo, pode-se concluir que alunos surdos e ouvintes possuem dificuldades que se assemelham, porém, é imprescindível a presença do intérprete para o surdo, além de ambientes e tecnologias que favoreçam e estimulem seu desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2024-05-16

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

NOVAIS, Ivanilda de Almeida Meira; SILVA, Taynan Alecio; CABAU, Nubia Carla Ferreira; MERTZIG, Patrícia Lakchmi Leite; BASSO, Rosângela Aparecida Alves; ZANIN, Adriana Paula Cheron. AULAS REMOTAS COM ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO DE CASO DAS POSSIBILIDADES E CONVERGÊNCIAS NA ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE VIRTUAL E O USO DAS TIDCs. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2618.. Acesso em: 9 out. 2024.