APRENDIZADO NA INFÂNCIA: HIPÓTESES, COGNIÇÃO, INTERAÇÃO E TECNOLOGIAS

Autores

  • Jakeline Vieira da Silva Docente na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Nossa Senhora de Fátima Autor
  • Madileide de Oliveira Duarte FRADEC Autor

Palavras-chave:

Infância, Aprendizado, Tecnologias

Resumo

Apesar do ciclo de medos e incertezas, principalmente no ano de 2020 durante a pandemia de COVID-19, foram aplicados modos tecnológicos de aprendizagem, cujas ferramentas proporcionaram, cada uma a sua maneira, o desenvolvimento de saberes educacionais. A era digital se torna algo ainda mais potencializado no meio escolar. Desta maneira, o objetivo desta comunicação é mostrar algumas considerações sobre como o aprendizado na infância e na era digital, durante esta fase da vida, se faz imbuído de hipóteses, cognição e interação, mediante intervenções docentes em espaços escolares (presenciais e virtuais). Os procedimentos metodológicos tratam de relatos de experiências das duas docentes com crianças do ensino fundamental I (6 a 10 anos), com envolvimento tecnológico, individual e coletivo. Como principais resultados: 1) As inúmeras hipóteses formuladas pela criança contribuem para seu aprendizado e para a compreensão docente de como novos conhecimentos são adquiridos; 2) A cognição na infância tem características próprias a cada avanço e recuo, quando a criança repensa seu caminho na trajetória de aprender mais e melhor; 3) A interação ocorre em todo o processo ao longo do ano letivo, levando em consideração a era digital em que se encontram estes infantes.

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Publicado

2024-05-16

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

SILVA, Jakeline Vieira; DUARTE, Madileide de Oliveira. APRENDIZADO NA INFÂNCIA: HIPÓTESES, COGNIÇÃO, INTERAÇÃO E TECNOLOGIAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2617.. Acesso em: 14 out. 2024.