APRENDIZADO NA INFÂNCIA: HIPÓTESES, COGNIÇÃO, INTERAÇÃO E TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
Infância, Aprendizado, TecnologiasResumo
Apesar do ciclo de medos e incertezas, principalmente no ano de 2020 durante a pandemia de COVID-19, foram aplicados modos tecnológicos de aprendizagem, cujas ferramentas proporcionaram, cada uma a sua maneira, o desenvolvimento de saberes educacionais. A era digital se torna algo ainda mais potencializado no meio escolar. Desta maneira, o objetivo desta comunicação é mostrar algumas considerações sobre como o aprendizado na infância e na era digital, durante esta fase da vida, se faz imbuído de hipóteses, cognição e interação, mediante intervenções docentes em espaços escolares (presenciais e virtuais). Os procedimentos metodológicos tratam de relatos de experiências das duas docentes com crianças do ensino fundamental I (6 a 10 anos), com envolvimento tecnológico, individual e coletivo. Como principais resultados: 1) As inúmeras hipóteses formuladas pela criança contribuem para seu aprendizado e para a compreensão docente de como novos conhecimentos são adquiridos; 2) A cognição na infância tem características próprias a cada avanço e recuo, quando a criança repensa seu caminho na trajetória de aprender mais e melhor; 3) A interação ocorre em todo o processo ao longo do ano letivo, levando em consideração a era digital em que se encontram estes infantes.