APLICAÇÃO DO SCRATCH NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • João Pedro Mardegan Ribeiro Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Autor

Palavras-chave:

Agronegócio, Educação Especial, Scratch

Resumo

Atualmente, as legislações no campo do ensino estabelecem que as escolas devem ser obrigatoriamente espaços inclusivos, fortalecendo a aprendizagem dos alunos alvo da Educação Especial, para que cada vez mais estes sejam atuantes na sociedade como cidadãos ativos. Assim, neste cenário, surgiram também os Planos de Ensino Individualizado, nos quais os professores podem criar sequências de atividades compatíveis com o perfil do aluno, visando garantir a eles a aprendizagem. Neste contexto, as tecnologias digitais são ferramentas capazes de auxiliar o professor nesse trabalho, e devem estar incluídas nas atividades a serem desenvolvidas. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência desenvolvido com um aluno da Educação Especial, no contexto de uma sequência didática sobre o agronegócio, cujo objetivo foi produzir materiais de divulgação científica na forma de vídeos, para divulgá-los a toda a comunidade escolar. Os resultados obtidos foram satisfatórios, já que o aluno atuou como protagonista, conseguiu aprender os conteúdos e esteve engajado em todas as aulas, além de participar ativamente na apresentação dos vídeos para seus colegas.

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Publicado

2024-05-16

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

RIBEIRO, João Pedro Mardegan. APLICAÇÃO DO SCRATCH NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2616.. Acesso em: 9 out. 2024.