A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM INSTRUMENTAL NA CONSTRUÇÃO DE UM VISOR CARTESIANO INTERATIVO QUE AGREGA A GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIAS
Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Metassíntese qualitativaResumo
Este artigo tem como objetivos apresentar um "Visor Cartesiano Interativo" implementado na plataforma web com o propósito de incorporar a gamificação na aprendizagem matemática dos alunos no Ensino Médio, e realizar uma metassíntese qualitativa que consiste em mapear pesquisas sobre um tema específico com critérios estabelecidos pelo pesquisador. Para isso, observamos uma passagem possível da Geometria Euclidiana Plana à Geometria Analítica, promovendo a relação entre as duas geometrias. Como fundamentação da pesquisa, nos apropriamos da Abordagem Instrumental de Rabardel, entendendo o visor como artefato, e seguimos a referida metassíntese como metodologia. Os resultados obtidos mostram que essa passagem é ausente nas pesquisas como objeto de investigação e necessita de um ensino explícito que seja capaz de contribuir na consolidação da relação entre as duas geometrias na aprendizagem dos alunos, sendo essa uma responsabilidade das instituições onde ambos os domínios são objetos de ensino.