A CRIAÇÃO DE UM PROTOCOLO SOBRE A (IN) SEGURANÇA DIGITAL NA ESCOLA
Palavras-chave:
Segurança Digital, Informação, Protocolo, Ensino MédioResumo
O presente trabalho teve como princípio norteador desenvolver um protocolo de curadoria pedagógica circundante às questões de segurança digital, como estratégia didática para aplicação em escola de ensino médio, buscando a classificação de conteúdos relevantes para entender como os alunos, nos ambientes digitais e de aprendizagem, estão refletindo sobre suas ações e se estão sendo capazes de fazer escolhas seguras para si e para os outros, a fim de serem cidadãos do mundo. Concerne-se uma abordagem qualitativa de pesquisa observacional participante colaborativa, por meio de questionário semiestruturado e rodas de conversa para planejamentos, realizada entre fevereiro e junho de 2023, utilizando quatro abordagens: definição de contexto em uma instituição de ensino médio que utiliza a Internet como parte da metodologia de ensino, definição de referencial teórico, revisão integrativa da literatura, em bases de dados nacionais e internacionais, e coleta de dados por meio de questionário aplicado aos alunos. Assim, objetivou-se a criação de um protocolo de curadoria pedagógica como processo de busca, seleção, filtro e classificação de conteúdos relevantes como fonte de informação segura. O produto deste estudo obteve como resultado o reconhecimento dos riscos inerentes à Internet, relacionados à privacidade e proteção de dados da pessoa. Todavia, o tema precisa ser melhor discutido e aplicado em todas as dimensões da vida escolar.